Depois de cair para a terceira posição no Brasileirão, o Santos esquece momentaneamente a acirrada disputa do Nacional para concentrar suas forças na corrida por uma vaga na próxima fase da Copa Sul-americana. O time do técnico Wanderley Luxemburgo encara nesta quarta-feira o Cruzeiro, que busca uma vitória no torneio continental para espantar a fase turbulenta que atravessa desde o retorno após a Copa do Mundo.
Sem esconder que o foco do Peixe está no Brasileiro, Luxa tem vários problemas para formar o time diante da Raposa. O volante Maldonado, que sequer foi inscrito na competição, está fora do duelo, assim como André Luiz, suspenso por ter sido expulso na partida de ida contra a equipe celeste.
Quem também está fora do compromisso desta quarta é o goleiro Fábio Costa. Como o arqueiro está se recuperando de uma contratura na coxa, Luxemburgo prefere poupá-lo na Sul-americana para aproveitá-lo no próximo compromisso do Brasileiro. Assim, o jovem Felipe será mantido na equipe titular.
Já o meia Zé Roberto teve sua estréia adiada mais uma vez. Apesar de ter adiantado na semana passada que esperava contar com o reforço nesta quarta, Luxa mudou de idéia e dará mais alguns dias para o atleta readquirir o condicionamento ideal.
Em função das ausências, o comandante pode ser obrigado a improvisar Kléber no meio-campo, dando lugar a Carlinhos na esquerda. Outra opção é formar o time com três zagueiros. Mas a definição acontecerá apenas no momento da partida.
Mesmo com os desfalques da equipe titular, o Peixe ainda encontra situação confortável com a vantagem de poder jogar pelo empate. Na partida de ida, em São Paulo, o Alvinegro praiano derrotou o Cruzeiro por 1 a 0. Agora, em Belo Horizonte, caso a partida termine em vitória por 1 a 0 para os mineiros, a decisão vai para os pênaltis. Qualquer outro placar por um gol de diferença dá a vaga ao Peixe.
Assim, o time de Oswaldo de Oliveira precisa vencer por dois tentos de vantagem para seguir vivo na Sul-americana. Com a má fase que atravessa no Brasileiro, a Raposa aposta suas fichas no torneio continental para levantar o moral.
Depois de ter feito cinco alterações na equipe derrotada pelo Juventude, na última rodada do Brasileiro, Oswaldo vai fazer novas modificações para encarar o Santos, nesta quarta, às 22 horas, no Mineirão. O treinador vai contar com o retorno de titulares importantes, que estavam contundidos, e ainda promoverá a estréia do lateral Gabriel, recém-contratado.
Na lista dos liberados pelo departamento médico estão os volantes Martinez e Fábio Santos e o zagueiro Thiago Heleno, além do armador Wagner, recuperado de uma inflamação respiratória. “Estamos fazendo uma nova montagem na equipe. Por isso, essa série de modificações. E isso faz parte do processo”, explica o treinador.
Apesar da grande pressão, o comandante acredita que o time pode iniciar a recuperação já no confronto contra o Peixe. “A equipe vai melhorar. Nenhum clube com a qualidade do Cruzeiro permanece nessa situação por muito tempo. Só precisamos de um pouco mais de equilíbrio. E vamos conseguir isso com a entrada de alguns jogadores”, garante Oliveira.
O treinador assumiu o time mineiro há oito jogos. Desde então, a Raposa só ganhou uma partida. Foram mais cinco derrotas e dois empates.