O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) agendou para a próxima quarta-feira o julgamento do atacante Robinho, que foi expulso na vitória por 3 a 2 do Santos sobre o Botafogo, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, disputado dia 1º de outubro, no Maracanã. Caso seja condenado, Robinho pode receber de dois a 12 jogos de punição.
O atacante foi enquadrado no artigo 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva por ter chamado o árbitro Dewson de Freitas de "maluco" após receber o cartão vermelho. A suposta ofensa foi relatada pelo árbitro na súmula do jogo.
Robinho também será julgado pela suposta simulação no lance que originou seu segundo cartão amarelo no jogo. Como cada inciso em que o jogador foi enquadrado prevê punição de seis jogos, Robinho pode pegar um gancho de até 12 partidas, que só poderiam ser cumpridos na Copa do Brasil.
O jogador, que está a serviço da Seleção Brasileira, desfalcará o Santos nos próximos dois jogos (neste domingo, contra o Criciúma, pelo Campeonato Brasileiro, e na próxima quinta-feira, contra o Botafogo, pela Copa do Brasil). Robinho deverá retornar à equipe no clássico contra o Palmeiras, que será disputado dia 19 de outubro (domingo), no Pacaembu.


