O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou o mandado de garantia interposto pelo advogado do Sinop Futebol Clube contra o ‘ato’ do presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso (TJD), João Vicente Scaravelli, por não ter recebido o recurso do “Galo do Norte”. Com isso, o time ainda pode escapar do rebaixamento para a segunda divisão do campeonato estadual. “Ele nem havia recebido o recurso. Foi anulada a decisão do presidente, que agora vai ter que marcar o julgamento do mérito da ação. Mantendo-se a decisão desfavorável, aí sim vamos recorrer ao STJD”, explicou, ao Só Notícias, o advogado do clube, Marcelo Mendes.
A equipe busca ter de volta os quatro pontos que perdeu depois de ser punido por atuar com jogadores irregulares na primeira partida do campeonato, no empate com o Luverdense, no Passo das Emas, em Lucas. O nome dos jogadores não teria aparecido no Boletim Informativo (BID) da CBF. A diretoria acusa o presidente da Federação Mato-grossense de Futebol, Helmute Lawisch, de ter autorizado a participação dos atletas.
Em tese, se o Sinop conseguir a reversão da decisão, a segunda fase do campeonato não teria validade. Segundo Marcelo, porém, será muito difícil anular todo o campeonato e a defesa deverá tentar apenas evitar o rebaixamento. “Existe um princípio esportivo que valoriza os resultados obtidos dentro de campo. Ou seja, anular o campeonato é quase impossível. Ainda vamos definir, junto com a diretoria, se vamos tentar apenas reverter a queda à segunda divisão. Se a gente conseguir, a FMF terá que achar uma forma de manter o Sinop na série A”.
O TJD ainda será notificado da decisão e não há prazo definido para o recurso do Galo ser julgado. “Vai depender da burocracia do TJD. O Supremo, apesar da demora, agiu de forma correta e analisou o caso com toda a parcimônia possível. O caso exigia urgência na definição, mas se fosse rápida demais, poderia ser contra os próprios interesses do desporto”.
Apesar de aguardar a reversão do rebaixamento, o presidente do Sinop Futebol Clube, Agnaldo Turra, já iniciou os primeiros contatos visando a montagem de uma nova equipe para a disputa da segunda divisão, que está previsto para este segundo semestre. Jeferson Anderson, o ‘Gel’ deve continuar no comando da equipe. Os demais integrantes da comissão técnica devem ser apresentados em breve.
Conforme Só Notícias já informou, o Sinop terminou o Campeonato Estadual deste ano em último lugar em sua chave e acabou rebaixado para a segunda divisão. No entanto, a Federação Mato-grossense de Futebol decidiu alterar o torneio de acesso e, com isso, o “Galo do Norte” poderá voltar a jogar na elite do futebol estadual já no próximo ano.