O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu manter a exclusão da equipe do Rio Branco-AC do Campeonato Brasileiro da Série C e, consequentemente, o rebaixamento para a Série D do próximo ano. Em primeira instância, no próprio órgão, o clube do Acre acabou punido com a exclusão, mas obteve um efeito suspensivo e seguiu na disputa. Agora o STJD reforçou a sentença de excluir o time acreano da competição. A dúvida agora é se o Luverdense ficará com a vaga, já que foram jogados três jogos desta segunda fase da competição. Ou se o grupo ficará apenas com três times e prosseguirá normalmente.
Segundo a assessoria do STJD, a decisão sobre como a questão será resolvida é de responsabilidade da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ou seja, o impasse ainda continua e o Luverdense ainda não sabe se vai jogar ou não o restante da competição nacional. “Diante da exclusão do Rio Branco da terceira divisão, caberá à CBF, ao tomar ciência da decisão do STJD, lidar com as consequências”, aponta a decisão.
Conforme Só Notícias já informou, o Rio Branco foi punido porque recorreu de uma decisão da CBF apelando para a Justiça Comum para jogar na Arena da Floresta. A atitude rendeu a desclassificação, além do rebaixamento para a Série D. O time foi punido sob a acusação de não ter esgotado as instâncias da Justiça Desportiva neste caso. O clube foi eliminado da competição após decisão por dois votos a um da Quarta Comissão Disciplinar.
(Atualizada às 14h01)