O Sorriso Futebol Clube comunicará oficialmente, esta tarde, para a Federação Mato-grossense de Futebol, a desistência da Copa Mato Grosso. O presidente Celso Kozak, disse, ao Só Notícias, que a diretoria decidiu pela não participação visando o campeonato estadual da primeira divisão, ano que vem. A competição começa em setembro e vale vaga na Copa do Brasil.
Na primeira divisão de grupos, no Norte, Sorriso ficou no mesmo do Luverdense, que atualmente disputa a série C do Brasileirão, Serra e Crac de Campo Verde. Kosak ponderou que o nível da competição aumentou, e para disputar a altura, o Sorriso teria que investir em reforços, gerando um “gasto elevado”.
A diretoria optou, então, por desistir e investir os recursos na contratação de jogadores e preparação para o estadual da primeira divisão em 2012. Parceiros já estão sendo buscados e a intenção é deixar tudo organizado pelo menos até dois meses antes do início da competição, cuja data ainda deverá ser definida.
Celso destacou também que um dos motivos da desistência foi a forma de disputa da copa que para ele, perdeu um dos objetivos principais, somente manter os clubes do estado em atividade. Disse que serão poucos jogos e na derrota em um, por exemplo “o time já está praticamente desclassificado”, afirmou.
Além do Sorriso, outro clube que avisou a FMF que desistiu da Copa Mato Grosso é o Palmeiras, por falta de apoio financeiro (clube está disputando a segundona). Estão confirmados Luverdense, Serra, Mixto, Operário, Cuiabá, União, Vila Autora, Rec, Primavera e Sinop. O Crac de Campo Verde ameaça desistir por falta de apoio financeiro.
A copa é a segunda maior competição no gênero, no Estado. O Cuiabá sagrou-se campeão em 2010, Vila Aurora em 2009 e Araguaia em 2008. O Luverdense, de Lucas do Rio Verde, foi bicampeão em 2007. O primeiro título foi em 2004.
(Atualizada às 22:19h)