Começam nesta quinta-feira, com cerimônia no ginásio poliesportivo Aecim Tocantins, em Cuiabá, as Olimpíadas Universitárias Mato-grossenses 2008. A competição envolverá 24 faculdades do Estado, no maior fato do esporte acadêmico em Mato Grosso. Dentre as novidades este ano, está a estréia de cinco faculdades, sendo a Fauc (Cuiabá), UFMT (Rondonópolis), FAIS e Facem de Sorriso e FCARP (Araputanga).
As Olimpíadas Universitárias são promovidas e organizadas pela Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU). Da forma como ocorreu no ano passado, o evento conta com parceria do Governo do Estado através de sua Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL). Outro apoio virá da Secretaria Municipal de Esportes e Cidadania.
A abertura está marcada para as 18h30 com desfile das delegações participantes. Um dos pontos da solenidade será a homenagem singela ao ex-diretor da UESP (Rondonópolis), falecido recentemente quando ocorreu o acidente da chalana “Semi tô à toa”, no Pantanal.
A expectativa do organizador do evento, Alexandre Bregunci, é de um evento histórico. Ele afirma que “esperamos a consolidação do desporto universitário, uma vez que a procura por inscrições ultrapassou todas as expectativas. Teremos este ano cinco faculdades a mais. O interesse de toda a categoria é muito grande”.
A primeira rodada dos jogos que seguem até o domingo prevê 25 jogos nas modalidades de futsal, vôlei, basquete e handebol, tanto no masculino, como no feminino, na quinta-feira. Antes da abertura, a bola vai rolar pelo futsal masculino com os jogos UFMT (Rôo) x FAIS (Sorriso), Cesur (Roo) x Uniflor (Guarantã do Norte) e Uesp (Rôo) x Unicen (Primavera do Leste). Após a cerimônia, complementam a rodada do Aecim os jogos Unic (Cuiabá) x FCARP (Araputanga) e Fauc (Cuiabá) x UFMT (Cuiabá) também pelo futsal masculino.
Haverá jogos de vôlei no ginásios do Sesc Porto, basquete, no Verdinho (CPA), futsal e handebol nas quadras cobertas da Univag. As partidas terão início por volta das 14 horas e seguem até as 22 horas.
Grupos
As Olimpíadas Universitárias de Mato Grosso terão 19 grupos compreendendo as quatro modalidades. O futsal é o esporte com mais participantes. No masculino, são quatro grupos, sendo o A com Unic/Cuiabá, Fcarp/Araputanga, Fauc/Cuiabá e UFMT/Cuiabá; B: Unemat/Alto Araguaia, Univag/VG, UFMT/Rondonópolis e Fais/Sorriso. C: Cesur/Roo, Uniflor/Guarantã e Uned/Diamantino; D: Uesp/Roo, Unicen/Primavera e Facem/Sorriso.
Futsal feminino – Chave A: UFMT/Cuiabá, Uned/Diamantino, Unicen/Primavera e Univag/VG; B: Unemat/Cáceres, Uesp/Roo, Facem/Sorriso e Fauc/Cuiabá.
Vôlei masculino – Chave A: Unilasalle/Lucas, UFMT/Rôo e Uesp/Roo; chave B: Unicen/Primavera, Fasip/Sinop e Fauc/Cuiabá; C: Unemat/Cáceres, Fcarp/Araputanga e Uned/Diamantino.
Vôlei feminino: Chave A: Afirmativo/Cuiabá, Unicen/Primavera e Unemat/Cáceres; Chave B: Uesp/Roo e UFMT/Roo.
Handebol masculino – Chave A: Unemat/Cáceres, Uesp/Roo e ICE/Cuiabá; B: Univag/VG, Unicen/Primavera e Fasip/Sinop; C: Uned/Diamantino, Unic/Cuiabá e Fcarp/Araputanga.
Handebol feminino – Unemat/Cáceres, Fasip/Sinop e Unilasalle/Lucas; B: Unicen/Primavera e Uesp/Rôo
Basquete masculino – Chave A: ICE/Cuiabá, Uesp/Rôo, Uned/Diamantino e Unemat/Barra do Bugres; B: Fasip/Sinop, UFMT/Rôo e Unicen/Primavera.
Basquete feminino: Chave única: Unemat/Cáceres, Uesp/Rôo, Fasip/Sinop e Fcarp/Araputanga.