O time de handebol masculino do Colégio Vinícius de Moraes, de Sorriso, é o único de Mato Grosso que conquistou um título nas Olimpíadas Escolares 2009, encerrada hoje, ao derrotar a Escola Municipal Castro Alves (PB) por 34 a 23. Os sorrisenses, com idade entre 12 a 14 anos, não tiveram muita dificuldades para conquistar o título e tiveram 11 gols de vantagem, fazendo a festa em Poços de Caldas (MG). O destaque da partida foi o ala-esquerdo Dionilson Peixoto, de 14 anos, que marcou nove gols.
“Vencer é bom demais. Espero comemorar o título num caminhão de bombeiros, como já aconteceu várias vezes em anos anteriores”, disse o jovem Dionilson, que reside em Itaúba e fez parte do time sorrisense. “O meu ídolo no esporte é o Diego, da Seleção Brasileira juvenil. Ele é de Goiás e disputou o Pan-americano no ano passado”, afirmou. Apesar da saudade da família, Dionilson garante que não tem do que se queixar. “Vejo minha mãe quase todos os meses. Pior é um garoto, que mora com a gente e é do Piauí. Ele não vê a família desde fevereiro”, comparou.
Apesar dos nove gols do ala-esquerdo matogrossense, o artilheiro da partida foi o armador Isaque Pontes, do time paraibano, com 11 gols. Ele afirmou que a sua escola, que é Municipal, ajuda os atletas com o que pode.
Na preliminar, a Escola Estadual João Bley (ES) venceu a Escola Municipal Vinícius de Moraes, de Palmas (TO) por 24 a 8 e ficou com a medalha de bronze.
As Olimpíadas Escolares 2009 foram organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas (MG).