Cento e trinta e oito alunos formam a delegação que representará Mato Grosso nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, de quinta-feira ao próximo dia 28, em Poços de Caldas, Minas Gerais. Promovidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Ministério do Esporte, as Olimpíadas reunirão cerca de 3 mil atletas na categoria de 12 a 14 anos, representantes de aproximadamente 700 escolas públicas e particulares de todo o Brasil.
Algumas modalidades como atletismo, natação, judô, e futsal embarcaram durante a semana enquanto a que as demais como basquete, voleibol, handebol e xadrez, embarcam no domingo, em Cuiabá contando com a coordenação da delegação a cargo de representantes da SEEL.
Participam da competição os atletas classificados durante os IV Jogos Escolares Mato-grossenses – Categoria B (ano base 1994 a 1996), realizados ainda em agosto, em Campo Verde, quando estiveram disputando estas modalidades nada menos do que 44 municípios.
Sorriso terá sete escolas participando. A Vinícius de Moraes, pelo 7º ano consecutivo defende a liderança absoluta do ranking nacional no handebol masculino, a Escola Rui Barbosa, o Judô, com Ingrid Kelly (menos 36kg), Escola Dinâmica, (natação). No atletismo são 5 atletas entre as Escolas Vila Bela, São Domingos, Leonel Brizola e Bela Vista.
As Olimpíadas Brasileiras, evento oficial do calendário esportivo nacional, é o parâmetro utilizado pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (SEEL) para concessão da Bolsa Atleta – categoria estudantil. Os alunos com idade entre 12 e 16 anos, classificados até a sexta colocação nas Olimpíadas, são beneficiados com uma bolsa no valor de R$500, pelo período de 12 meses. O recurso deve ser utilizado para custeio das atividades esportivas, aquisições de materiais, pagamento de transporte e hospedagem durante as competições no decorrer do período.
A SEEL é responsável pelo investimento de aproximadamente de R$220 mil, garantindo o transporte intermunicipal dos alunos até Cuiabá (ida e volta); além dos custos de transporte e alimentação de toda a delegação no trajeto de ida e volta, entre Cuiabá e a sede dos Brasileiros. O Comitê por sua vez é responsável pela hospedagem e alimentação dos atletas no local das competições.