A vitória do Cuiabá sobre o Operário, no feriado de quarta-feira, acabou atingindo em cheio a pretensão do Mixto em se classificar à fase semifinal da 8ª Copa Mato Grosso. Com o resultado, o atual campeão mato-grossense assumiu a vice-liderança da Chave B com oito pontos ganhos, mesma pontuação do líder Operário e do terceiro colocado Alvinegro da Vargas. Mas o “Dourado” leva vantagem sobre o time treinado por Marcos Birigui no saldo de gols – cinco contra três.
Para obter a classificação à penúltima etapa da competição seletiva à Copa do Brasil de 2012, o Mixto precisará derrotar o arquirival Operário na próxima quarta-feira, dia 19, quando será aberta a última rodada da primeira fase do torneio. No dia seguinte, o Cuiabá irá fechar sua participação na fase classificatória encarando o lanterna e já eliminado Palmeiras, que soma apenas dois pontos.
Vencendo o time tricolor, o time treinado por Marcos Birigui asseguraria a vice-liderança do grupo, pois há uma unanimidade de que o Cuiabá passará fácil pelo “Periquito” do Porto na quinta-feira, dia 20. Com isso, o Mixto entraria na semifinal pelo critério de índice técnico. Isto é, o segundo melhor colocado dos três grupos – A,B e C.
Por sua vez, o Operário sob comando de Murilo Costa também vê a sua classificação ameaçada após liderar toda a primeira fase com folga. Agora, o atual quadro já não é o mesmo. Está na liderança pelo fato de ter saldo positivo de sete gols, contra cinco do Cuiabá e três do Mixto.
A intenção do time tricolor, que ainda está instalado na cidade de Poconé, fato que faz com que o verdadeiro torcedor operariano não vá ao Dutrinha, era definir a classificação contra o Cuiabá, para evitar pressão diante do Mixto. A estratégia não deu certo e agora o Operário corre o risco de ficar de fora da reta final da Copa Mato Grosso. Para se classificar, no mínimo, pelo índice técnico, terá que empatar ou vencer o seu maior rival do futebol mato-grossense: o Mixto.
Na Chave A, o Luverdense encerrou a primeira fase como absoluto. Em quatro jogos disputados, a equipe de Lucas do Rio Verde venceu os quatro compromissos, fez 13 gols e não sofreu nenhum gol. A ótima campanha já dá à equipe treinada por Lisca a vantagem de decidir vaga à decisão no estádio Passos da Ema, em Lucas. Além disso, pegará o adversário teoricamente mais fraco. Ou seja, provavelmente o segundo colocado do Grupo B.
Na Chave C, o líder é o União com cinco pontos ganhos. Logo em seguida vem o Vila Aurora com quatro. Os dois times vão decidir quem irá passar à semifinal neste domingo, dia 16, no estádio Luthero Lopes. Por ser líder da chave, o Colorado jogará por um simples empate para carimbar seu passaporte à penúltima fase do torneio seletivo à Copa do Brasil de 2012. Ao Vila, resta vencer o clássico para avançar.