Uma comitiva formada por 33 atletas, de nove cidades de Mato Grosso, disputa o Campeonato Brasileiro de Atletismo sub-16, a partir de quinta-feira, em São Bernardo do Campo (SP). Eles são de Araputanga, Barra do Garças, Conquista D’Oeste, Cuiabá, Mirassol D`Oeste, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Sorriso.
De acordo com o professor e treinador de atletismo do município de Barra do Garças, Sivirino Santos, são as competições que motivam ainda mais os jovens a permanecerem no esporte. “Estamos com uma expectativa muito boa. O atletismo em Mato Grosso sofreu uma revolução nos últimos 4 anos e, para muitos destes meninos, é a primeira oportunidade de participarem de uma competição nacional. Queremos voltar com muitas medalhas para casa”, destacou o professor.
Para o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, é extremamente importante o apoio do Estado na iniciativa, pois o atletismo é uma das modalidades que mais traz medalhas para Mato Grosso, seja em competições nacionais ou internacionais.
Além disso, conforme o gestor, a secretaria mantém constante parceria com a Federação Mato-grossense de Atletismo. "Sempre buscamos promover eventos para fomentar o esporte e motivar os atletas a participarem das competições. Um dos exemplos disso é a realização anual das etapas regionais dos Jogos Escolares da Juventude”, destacou o gestor.
Na categoria sub 18 do campeonato, que ocorreu no último final de semana, Mato Grosso conquistou 15 medalhas. Dessas, quatro foram de ouro, cinco de prata e seis de bronze. Na colocação geral, Mato Grosso ficou atrás apenas de grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
O transporte destes atletas foi viabilizado na parceria entre o Núcleo de Ações Voluntárias (NAV) e a Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael).