A Série B do Brasileirão terá uma novidade importante na edição deste ano. Os clubes que ficarem do terceiro ao sexto lugar após as 38 rodadas regulamentares disputarão um playoff para definir dois clubes que chegarão à elite em 2027. A medida foi aprovada no Conselho Técnico da CBF, realizado nesta quinta-feira no Rio de Janeiro, por 17 votos a três.
No novo formato, o terceiro colocado enfrentará o sexto colocado, enquanto o quarto e o quinto colocados medirão forças pela outra vaga. Os confrontos acontecem em jogos de ida e volta. Campeão e vice sobem automaticamente, como já acontece. A pedido dos clubes, a Série B não vai parar na Copa do Mundo.
Outra medida aprovada no Conselho Técnico é a continuação da disputa do torneio durante a Copa do Mundo. Isso não estava previsto no calendário divulgado pela CBF, mas foi pedido no encontro entre os representantes da Segunda Divisão.
A Série B de 2026 está prevista para começar no dia 21 de março. A 38ª rodada aconteceria no dia 28 de novembro, segundo o calendário prévio da CBF. Sem a pausa na Copa do Mundo, os jogos podem ser antecipados para que os playoffs não sejam disputados em dezembro.
Os clubes também votaram o aumento do limite de jogos para transferência de um jogador para outro clube na Série B. Antes, atletas com oito partidas por uma equipe na Segundona não poderiam atuar na mesma edição do torneio por outro time. Agora, o teto passou a ser 12 jogos.
Entre as equipes que disputam a Série B está o Cuiabá, que vai tentar pelo segundo ano seguido retornar à elite do futebol brasileiro.
Com informações do Globo Esporte.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


