A festa de gala da Fifa, realizada nesta segunda-feira, no Kongresshaus, em Zurique, na Suíça, não elege somente o melhor jogador do mundo em 2013. Define, também, quais foram os melhores atletas de suas respectivas posições durante toda a temporada, formando a seleção do ano. E, como não poderia deixar de ser, Barcelona e Bayern de Munique foram a base da equipe, que ainda contou com dois atletas brasileiros (Thiago Silva e Daniel Alves).
Diferente de 2012, quando a seleção foi formada somente com jogadores do Campeonato Espanhol – dez de Barcelona e Real Madrid, e apenas um (Falcão Garcia) do Atlético de Madrid – o time de 2013 tem atletas de três ligas diferentes: espanhola, alemã e francesa.
A equipe que mais colocou jogadores na seleção de 2013 foi, curiosamente, o Barcelona (4). Apesar de ter encerrado a temporada com uma vexatória eliminação na semifinal da Liga dos Campeões da Europa para o Bayern de Munique (resultado de 7 a 0 no agregado) e somente um título (Campeonato Espanhol), a equipe catalã conta com quase metade dos atletas da equipe.
O Bayern de Munique, campeão da Tríplice Coroa (Campeonato Alemão, Liga dos Campeões e Copa da Alemanha) na temporada 2012/13, colocou três jogadores, um a mais que Real Madrid e Paris Saint-Germain, ambos com dois. Dentre estes times, somente os merengues não foram campeões nacionais no ano passado.
A equipe com os melhores jogadores do mundo foi escalado com: Neuer (Bayern), Daniel Alves (Barcelona) Sergio Ramos (Real Madrid), Thiago Silva (Paris Saint-Germain), Philipp Lahm (Bayern); Iniesta (Barcelona), Xavi (Barcelona), Ribéry (Bayern); Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Ibrahimovic (Paris Saint-Germain).
(foto: AFP)