O secretário adjunto de Esporte e Lazer (Sael), Pedro Luiz Sinohara, destacou a importância do Estado receber os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorrem até o próximo dia 13. A competição – que reúne mais de quatro mil atletas – começou no dia 3 deste mês – e é disputada em 17 praças esportivas espalhadas por Cuiabá. Sinohara ressaltou que os JUBs deixarão um grande legado na cidade, principalmente nas áreas de esporte e economia.
Ele detalhou que só a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) injetará mais de R$ 5 milhões em Cuiabá até o final do evento. Esse dinheiro é investido na rede hoteleira (hospedagem de atletas, técnicos e comitê organizador), alimentação, compra de materiais esportivos, contratação de árbitros e de pessoal para trabalhar no RH do evento. “Mais de 26 mil diárias de hotéis serão geradas até o final da competição”.
Ainda na parte de economia, Sinohara observou os gastos dos atletas no comércio local. Ele disse que cada estudante gasta em média de 80 a 120 reais por dia (conforme os dados da CBDU). Em 10 dias de evento, os atletas deixarão na cidade cerca de R$ 3 milhões de consumo em shoppings, bares e alimentação. “Além disso, tem muita delegação visitando as belezas naturais de Mato Grosso, como o Pantanal e a Chapada dos Guimarães”.
Na área do esporte, Sinohara destacou que todos os locais de competição passaram por reparos na infraestrutura. Ele citou o ginásio da Escola Estadual Presidente Médici, que passou por uma importante reestruturação, que envolveu pintura, vedação da cobertura para evitar goteiras, bem como a troca da estrutura da tabela de basquete. “Agora essa estrutura é removível, o que permite a realização de outros eventos no ginásio”.
Outra conquista importante foi a aquisição das raias e dos blocos de partida para a piscina olímpica do Complexo Arena Pantanal. “Os blocos de partida são da mesma qualidade do material usado para as Olimpíadas do Rio. São blocos que, após o JUBs, serão usados pelos nossos atletas em competições regionais”.
O adjunto de Esporte e Lazer também mencionou o trabalho realizado no Palácio das Artes Marciais, que recebeu telas de proteção para evitar a entrada de pombos no local. “Essa medida é muito importante pois evita a proliferação de doenças. A cobertura do palácio também recebeu atenção especial, quando foi vedada para evitar goteiras, no caso de chover durante as competições”.
Por fim o gestor convidou a população a assistir os jogos. “Tenho certeza que vocês não irão se arrepender, pois são atletas de todo o país, de alto nível, que competem em Cuiabá. São 17 locais de competição então não é possível que um desses locais não esteja próximo da sua casa. Vale a pena prestigiar essa grande festa”, reforçou o adjunto de Esporte e Lazer.
As disputas das modalidades coletivas de futsal, handebol, basquete e vôlei começaram nesta na terça (08) e prosseguem até sábado (12), quando ocorrem as finais. Mais de quatro mil atletas, dos 26 estados (mais o Distrito Federal) participam dos JUBs, que são o maior evento esportivo universitário da América Latina.