Os Jogos Olímpicos de Sinop – um dos maiores eventos esportivos da região – começam dia 4 setembro e terminam dia 13 (véspera do aniversário do município). A 19ª edição terá modificações, como requisitos mínimos de participação. Cada equipe tem que estar, no mínimo, inscrita em cinco modalidades, sendo em duas coletivas (entre as quais voleibol, basquete e handebol) e três individuais. A Secretaria de Esportes e Lazer também implantará o ranqueamento dos atletas em cada modalidade para equilibrar as forças entre as equipes. De acordo com o diretor esportivo da pasta, Arno Martins, foram selecionados os 12 melhores atletas de cada modalidade – como vôlei, futebol, handebol – que vão ser “distribuídos” para as equipes. Cada uma pode ter apenas dois jogadores que vão estar na lista dos melhores. “Isto é para ter um balanceamento entre as equipes, dividir as forças”, explicou Arno, ao Só Notícias.
O novo regulamento proibe a participação de atletas de outros municípios – anteriormente era autorizado. “Somente sinopenses que estudam fora, mas que têm família aqui podem participar”, acrescentou. Este ano, os jogos terão ao todo 23 modalidades entre coletivas e individuais, como vôlei de praia, natação, xadrez, boliche, ciclismo, tênis de mesa e outros e com a expectativa de participação de 2 mil atletas.
O lançamento dos jogos foi ontem à noite e houve a entrega do regulamento para os dirigentes de equipes. O período de inscrição termina dia 24 de agosto e deve ser feito na Secretaria de Esportes. O congresso técnico será dia 26.
A premiação em dinheiro para equipes que ficarem entre o 1° e 5° lugares na classificação geral será definida. A expectativa é que o montante final varie entre R$ 10 a R$ 14 mil (distribuídos entre os melhores).
No ano passado, a AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) conquistou o sétimo título de campeã geral nos jogos. Siticom, com 248 pontos, foi o vice. A Select ficou em terceiro com 214.