‘Irmão na Escola, Irmão na Bola’. Esse é o novo projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Sinop, que visa levar atividades esportivas para alunos das escolas e comunidades rurais do município.
Será implantado em Sinop através de convênio com o Ministério dos Esportes e Secretaria Estadual de Esportes, provavelmente ainda esta semana. O convênio consiste na liberação de R$ 6 mil por mês para aquisição de material e folha de pagamento dos profissionais que trabalharão com as crianças.
“Nosso objetivo não é só levar o esporte para os alunos, mas eles também serão acompanhados por um nutricionista e, se houver necessidade, um psicólogo. As atividades não serão competitivas, mas recreativas e de laser, pois muitas crianças que moram nessas comunidades não têm essa oportunidade e não conhecem o esporte”, explicou, ao Só Notícias, o secretário Municipal de Esportes e Laser de Sinop, Ismael Rodrigues.
De acordo com ele, nos dias em que forem marcados os momentos de recreação, haverá distribuição de lanches para as crianças, com cardápio elaborado pelo nutricionista. O objetivo da secretaria é atingir uma média de duas mil crianças.
“Não será suficiente que as crianças apenas estejam matriculadas. Para que elas participem, será preciso que elas tenham freqüência escolar. Por isso o psicólogo, para o caso da necessidade de orientação, tanto dos alunos como dos pais, para que seus filhos freqüentem a escola”, afirma, otimista com o projeto.