Manter os 100% de aproveitamento em casa e torcer por tropeços de São Paulo e Palmeiras em seus respectivos jogos. Esta é a missão e a ambição do Santos na 17ª e antepenúltima rodada do Campeonato Paulista. Se conseguir bater o Bragantino na Vila Belmiro nesta quarta-feira, a partir das 21h45, o Tricolor empatar ou perder do América no Morumbi e o Palmeiras também ficar na igualdade ou cair diante do Paulista fora de casa, a equipe praiana encerrará um jejum de 22 anos sem título do Estadual.
Com estes possíveis resultados, o Peixe abriria seis pontos de vantagem há duas rodadas do final, poderia ser alcançado no número de pontos, mas ficaria com o caneco do Paulistão no primeiro critério de desempate, o número de vitórias. Euforia? Nada disso, logo após a importante vitória por 2 a 1 sobre o Juventus e os gritos de “é campeão” da torcida, o técnico Wanderley Luxemburgo tratou de blindar seus atletas: “A torcida grita “é campeão” porque se deixa levar pela emoção. Nós precisamos ter os pés no chão, pois há etapas a ser cumpridas e sabemos disso. Somos a razão”.
Para enfrentar o Bragantino, o Santos deve contar com seu time completo. A maior preocupação da comissão técnica é com o goleiro Fábio Costa, poupado dos treinamentos de segunda e de terça-feira no CT Rei Pelé. Ele reclama de dores na panturrilha há algum tempo, contudo a expectativa é a de que ele não tenha problemas para entrar na quarta.
Hoje há quatro pontos e duas vitórias atrás do clube da Baixada, o São Paulo ainda acredita que pode surpreender e alcançar o bicampeonato estadual. O time tenta acabar com a sina de perder pontos importantes no Morumbi contra o Diabo de São José do Rio Preto às 20h30 de quarta. No Campeonato, a equipe perdeu para Juventus e empatou com o Guarani em seus domínios.
“Eu ainda penso que não tem nada definido. Ainda estamos na briga pelo título, apesar de o Santos ter uma pequena vantagem”, afirma o atacante Thiago. ‘A gente depende de um tropeço do Santos para chegar lá, desde que façamos nossa parte. Mas temos o confronto direto ainda, que é sempre muito importante’, lembra o zagueiro Lugano. Os dois times se encaram na penúltima rodada, no Morumbi, dia 2 de abril.
Contra o América, a equipe do técnico Muricy Ramalho jogará completa. Edcarlos, suspenso com o terceiro amarelo, sai do time, que deve contar com o retorno de Souza, pendurado. Era esperado que Josué e Danilo forçassem o terceiro cartão amarelo contra o Rio Branco e cumprissem suspensão diante o Améric, antes de encarar o Peixe. Mas a tática foi refutada e os dois entram em campo nesta quarta.
Enquanto o Tricolor alimenta esperanças de superar o Santos, o Palmeiras, apesar de não assumir, parece ter jogado a toalha. Contra o Paulista, às 21h45, a equipe do técnico Emerson Leão – que soma 33 pontos e 10 vitórias – o Verdão tenta fazer sua parte, mas confessa que suas atenções estão voltadas para a Copa Libertadores da América.
Desta forma, Leão poupará alguns atletas contra o Galo da Japi. Edmundo, Alceu e Marcinho estão fora. Paulo Baier, que não jogou o clássico contra o Corinthians, será improvisado no meio-campo na vaga de Correa, suspenso. Outros que pegaram gancho foram Washington, que dá lugar a Enílton e Marcinho Guerreiro, que abre vaga para Reinaldo.