O heptacampeão mundial Michael Schumacher ‘está de volta’. Neste domingo, no Grande Prêmio de San Marino de Fórmula 1, quarta etapa da temporada de 2006, o piloto da Ferrari cravou sua primeira vitória no ano, venceu um duelo particular com o atual campeão Fernando Alonso, da Renault, e sinalizou uma possível recuperação da Ferrari, que já havia ido bem nos treinos.
Schumacher, que no último sábado alcançou o recorde histórico de 66 poles na carreira (batendo marca do brasileiro Ayrton Senna da Silva, de 65), travou um duelo equilibrado com Alonso durante praticamente toda a prova. Mas, desta vez, levou a melhor.
Entre os brasileiros, dois opostos. Rubens Barrichello, que largou em terceiro com a Honda, decepcionou e amargou a modesta décima posição. Felipe Massa, por sua vez, que largou em quarto com a Ferrari, se manteve sempre no pelotão de frente e, ao final, terminou exatamente em quarto lugar.
A prova
A largada do GP de San Marino foi marcada pela manutenção da liderança de Schumacher e pela ultrapassagem de Felipe Massa sobre Rubens Barrichello. O japonês Yuji Ide se chocou com Christijan Albers, que capotou e tive de abandonar a prova.
Desde os primeiros momentos da corrida, Barrichello se mostrou mais lento que o companheiro de Honda, o britânico Jenson Button, e foi perdendo posições. Massa, por sua vez, soube administrar a terceira colocação obtida no início da prova e se saiu bem. Enquanto isso, ainda no começo do GP, outro abandono: o italiano Jarno Trulli, com problemas no carro, teve de sair.
Mas todas as atenções ficaram mesmo concentradas no duelo entre Schumacher e o espanhol Fernando Alonso, atual campeão mundial e líder da temporada de 2006, pela primeira colocação. Inicialmente, o alemão confirmou o bom rendimento apresentado por sua Ferrari no treino classificatório e chegou a abrir 11 segundos sobre Alonso.
Mas a diferença entre o carro vermelho e a Renault de Alonso foi diminuindo progressivamente e, quando faltavam 28 voltas para o fim da prova, era de apenas 0,4s. O campeão da temporada de 2005 pressionou muito o heptacampeão mundial, ousando manobras arriscadas para tentar a ultrapassagem, fazendo valer o maior rendimento do carro da Renault, que diminuiu a desvantagem inicial em pouco tempo.
Na parte final da prova, Fernando Alonso passou a conter um pouco o ímpeto de ultrapassar o alemão e ficou na retaguarda, apenas na expectativa de quando seria a parada de Schumacher nos boxes. Dos próprios boxes, vinham ordens da Renault para que o espanhol não se arriscasse tanto nas investidas sobre o alemão, para que fosse evitado o perigo de pôr tudo a perder.
A 20 voltas do fim da prova, a Ferrari começou a se preparar para a parada de Schumacher, ainda perseguido muito de perto por Alonso. Foi quando veio a surpresa: a Renault mudou sua estratégia e antecipou a parada de Alonso, ao mesmo tempo em que Felipe Massa parava nos boxes da Ferrari.
Logo em seguida, foi a vez de Schumacher finalmente parar, para voltar à frente de Alonso, ainda em primeiro. Era a confirmação de que o piloto da Renault teria mesmo de tentar vencer o GP de San Marino ‘no braço’.
No outro duelo da prova, Felipe Massa perdeu a terceira colocação para o colombiano Juan Pablo Montoya após a parada nos boxes ferraristas – e voltou em quarto. Na ‘briga’ principal, Schumacher conseguiu voltar melhor dos boxes e deixou de ser tão ameaçado por Alonso como nas voltas anteriores. Daí para a vitória, a primeira em 2006, foi um passo. Foi a 85ª vitória de Michael Schumacher na Fórmula 1.
Confira o resultado final do GP de San Marino:
1) Michael Schumacher (ALE/Ferrari/B), 62 voltas
2) Fernando Alonso (ESP/Renault/M), a 2s0
3) Juan Pablo Montoya (COL/McLaren-Mercedes/M), a 15s8
4) Felipe Massa (BRA/Ferrari/B), a 17s0
5) Kimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes/M), a 17s5
6) Mark Webber (AUS/Williams-Cosworth/B), a 37s7
7) Jenson Button (ING/Honda/M), a 39s6
8) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault/M), a 40s2
9) Ralf Schumacher (ALE/Toyota/B), a 45s5
10) Rubens Barrichello (BRA/Honda/M), a 1min17s8
11) Nico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth/B), a 1min19s6
12) Jacques Villeneuve (CAN/BMW Sauber/M), a 1min22s3
13) Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber/M), a 1 volta
14) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso-Cosworth/M), a 1 volta
15) Scott Speed (EUA/Toro Rosso-Cosworth/M), a 1 volta
16) Tiago Monteiro (POR/MF1-Toyota/B), a 2 voltas