Michael Schumacher resistiu com sua Ferrari a um persistente ataque do espanhol Fernando Alonso,da Renault, e conseguiu sua primeira vitória na temporada 2006 da Fórmula 1.
O piloto alemão, que largou na pole, venceu, neste domingo, o GP de San Marino, para contentamento da torcida local. Alonso foi o segundo colocado e o colombiano Juan Pablo Montoya, da McLaren, completou o pódio.
Schumacher agora tem 21 pontos no Mundial, subindo da quarta para a segunda colocação. A liderança, disparada, ainda é de Alonso, atual campeão da categoria, com 36 pontos.
Esta foi a primeira prova do ano que não viu uma Renault cruzar a linha de chegada em primeiro – Alonso venceu os GPs do Bahrain e da Austrália, enquanto seu companheiro de equipe, o italiano Giancarlo Fisichella, triunfou na Malásia.
Os brasileiros Rubens Barrichello e Felipe Massa, que largaram em terceiro e quarto, respectivamente, não conseguiram chegar ao pódio.
Enquanto Barrichello, da Honda, teve problemas no abastecimento de seu carro e despencou na classificação, Massa ao menos conseguiu pontuar pela segunda vez com a Ferrari, chegando na quarta colocação.