Apesar de ter sido dominado no primeiro tempo, o São Paulo saiu na frente nas oitavas-de-final da Copa Libertadores. Jogando no Morumbi, nesta quarta-feira, o time paulista venceu o Grêmio, por 1 a 0, e vai com vantagem para a decisão da vaga, na semana que vem, no Estádio Olímpico.
Mais do que o bom resultado, os são-paulinos tiveram outros motivos para comemorar. Em apenas 45 minutos, Dagoberto mostrou muita qualidade, driblou, sofreu faltas e deu o passe para o gol de Miranda. O estreante empolgou a torcida e provou valer cada centavo do investimento da diretoria.
Apesar do esforço, o Grêmio perdeu as diversas chances criadas no primeiro e teve de amargar a derrota. Diego Souza fez uma grande partida, mas não acertou nas finalizações. O veterano Amoroso estreou na metade do segundo tempo e quase não encostou na bola.
O São Paulo dominou a posse de bola desde o início e o Grêmio se postava bem em seu campo, procurando uma chance de sair nos contra-ataques. No primeiro deles, Tcheco finalizou mal.
A marcação forte prevalecia na partida e as equipes tinham dificuldade para chutar em gol. Diego Souza fez bonita jogada, invadiu a área e bateu à queima roupa. Rogério Ceni fez defesa importante.
O Grêmio era mais perigoso, mas o goleiro Saja, com saídas esquisitas do gol, dava a impressão que o gol são-paulino poderia sair a qualquer momento, mesmo o Tricolor Paulista fazendo uma partida pouco empolgante.
Com o passar dos minutos, os gaúchos dominaram o meio-campo e Diego Souza fez uma série de jogadas muito perigosas, colocando os zagueiros e Rogério Ceni para trabalhar. As faltas foram ficando mais fortes e o jogo esquentou.
O Grêmio fazia o que queria, envolvia a defesa são-paulina e ganhava todas no meio-campo. O time do Morumbi abusava dos passes errados. Apesar de superiores, os gaúchos perderam muitas chances de fazer o gol. Do outro lado, o São Paulo terminou o primeiro tempo sem acertar um único chute no gol de Saja.
No intervalo, Muricy Ramalho decidiu mudar e escalou Dagoberto no lugar de Leandro, que não fazia boa partida. Jogando em casa, o São Paulo foi em busca do resultado e melhorou um pouco na partida.
Aos 13 minutos, a zaga gremista bobeou em bola cruzada, Dagoberto dominou e enfiou com categoria para Miranda abrir o placar. O atacante mudou a cara do jogo, preocupou a marcação e sofreu muitas faltas.
Em uma delas, Souza acertou cobrança na trave e animou a torcida paulista, que compareceu em pequeno número nesta quarta-feira. Amoroso finalmente entrou no Grêmio e foi xingado pela torcida local.
No segundo tempo, a situação foi inversa. O Grêmio perdeu o meio-campo e foi em busca de um gol, mas encontrava dificuldade para trabalhar a bola. Em um contra-ataque, Souza saiu na cara do gol e tentou por cobertura. Saja defendeu.
Diego Souza fez mais uma linda jogada e assustou Rogério Ceni, em chute que saiu pela linha de fundo. Dagoberto fez uma jogada linda em tabela com Souza, que terminou com um golaço do estreante. O bandeira Aristeu Tavares notou o são-paulino impedido e anulou a jogada.
Mesmo melhor no jogo, o São Paulo não quis se arriscar demais em busca do segundo gol. Nas últimas partidas, a volúpia foi um dos pecados do time de Muricy Ramalho, que acabou se expondo e sofrendo uma virada do São Caetano, que culminou com a eliminação no Campeonato Paulista.