O Fluminense recebeu o São Paulo na noite deste domingo em São Januário, no Rio de Janeiro, e não resistiu à dupla Dagoberto e Lucas. Com um gol de cada, o Tricolor Paulista venceu o duelo e somou seus primeiros três pontos no Campeonato Brasileiro de 2011.
O primeiro tempo de Fluminense e São Paulo foi marcado mais pela pegada do que a técnica, por parte de ambas as equipes, e o que se viu foi muita marcação e poucos lances de gol. Foram várias as entradas da maca no gramado, principalmente para retidar atletas do clube paulista.
O Fluminense tentava tomar a iniciativa da partida, mas sofria com a falta de organização e alguns jogadores tentando resolver tudo sozinhos. Para piorar, Conca recebia marcação individual de Wellington, e era anulado em campo. Já o São Paulo procurava explorar os contra-ataques com a vitalidade e atécnica da dupla Lucas/Dagoberto.
O Tricolor Paulista foi o primeiro a assustar, aos 14 minutos. Carlinhos Paraíba chuta cruzado pela direita da área. Dagoberto chega para concluir mas é travado por Gum na hora do arremate. O Flu responde aos 17 com Deco, que arriscou de longe e obrigou Rogério Ceni a se esticar todo.
A melhor jogada dos cariocas no primeiro tempo aconteceu aos 27. Conca enfiou na direita para Mariano, que foi a linha de fundo em velocidade e cruzou para três. Deco, livre, chutra de primeira mas a bola sai rente à trave pela linha de fundo.
A estratégia são-paulina começou a dar certto aos 33. Lucas tocou para Casemiro na frente da meia lua da área. O meia enfiou na área para Dagoberto que penetrava por entre a zaga do Flu, e o atacante chutou por cima de Ricardo Berna para abrir o placar em São Januário.
Lucas fez grande jogada individual aos 37, avançou desde o meio de campo se livrando da marcação, mas acabou adiantando demais a bola e permitiu a saída de Ricardo Berna.
As duas equipes voltaram sem alterações para o segundo tempo, mas antes que o Fluminense pudesse iniciar uma reação, O São Paulo chegou ao segundo gol. Lucas avançou pela esquerda, se livrou da zaga, cortou para o meio da área, e, no meio de três defensores, chutou para vencer Ricardo Berna e ampliar o placar: 2 a 0.
O Fluminense sentiu o gol e se perdeu em campo, e por pouco não tomou o terceiro dois minutos depois. Edinho falha na área e a bola sobra para Casemito, que chutou no canto esquerdo mas Ricardo Berna salvou o Flu. Aos, seis, Dagoberto chutou forte da direita, Berna deu rebote e Lucas acertou a trave.
Aos nove minutos, o São Paulo sofreu uma baixa. Rogério Ceni sentiu uma contusão e teve de ser substituido por Denis. Já o Flu tentava na base do desespero se mandar para o ataque em busca do gol, mas trocava muitos passes sem conseguir penetrar.
Aos 12, Mariano recebeu na direita, caiu para o meio e soltou a bomba por cima do gol. Aos 17, foi a vez de Deco arriscar de longe, mas o chute sai fraco e Denis não teve dificuldades para fazer a defesa.
O São Paulo voltou a ameaçar aos 22 com Lucas novamente. O jovem talento são-paulino invadiu a área, foi ao fundo e tentou a conclusão, mas Ricardo berna defendeu.
Aos 32, quase o terceiro gol. Dagoberto fez lançamento da lateral esquerda e acha Casemiro na marca do pênalti. O meia domina, dribla Ricardo Berna mas é travado na hora de concluir para as redes.
O Flu continuou tentando desordenadamente a reação até o fim, e, já nos acréscimos, quase consegue o gol de honra. Após cobrança de escanteio de Souza, a zaga do São Paulo cabeceia contra o próprio gol e quase faz contra.
Na segunda rodada do Brasileirão, o São Paulo recebe o Figueirense no sábado à noite, no Morumbi. Já o Flu visita o Atlético-GO no Serra Dourada, no domingo.