– No primeiro tempo, um jogo tático, sem grandes emoções. Na etapa completar, o São Paulo voltou em um ritmo alucinante e, mesmo perdendo a invencibilidade de sua defesa, definiu com autoridade a vitória por 2 a 1 no clássico deste sábado contra o Santos, no Morumbi. Destaque para o gol de craque do jovem zagueiro Breno, que abriu o caminho para a conquista de mais três pontos do Tricolor.
O resultado mantém o São Paulo firme na busca pelo título, com 57 pontos. Agora, o time da capital paulista espera o desempenho do vice-líder Cruzeiro (45 pontos), que tem pela frente neste domingo o clássico contra o Atlético-MG. Já o Santos (42 pontos) encerra suas esperanças de título e concentra-se de vez na briga pela vaga na Libertadores-2008.
Na próxima rodada, o São Paulo atua no sábado novamente no Morumbi. O time da capital paulista enfrenta o Figueirense. Já o Santos terá mais um desafio fora de casa: joga no mesmo dia contra o Grêmio, no estádio Olímpico.
O jogo – O espírito das duas equipes foi demonstrado logo na primeira dividida da partida, com Dagoberto e Domingos recebendo a primeira bronca da arbitragem. A marcação na saída de bola era forte dos dois lados e o equilíbrio aparecia como tônica dos minutos iniciais.
Em um vacilo da melhor zaga do campeonato, o Santos criou a primeira chance. Aos nove minutos, Kleber Pereira surgiu livre nas costas da retaguarda tricolor, mas parou em Rogério Ceni, que fez grande defesa nos pés do adversário.
Só que o São Paulo reagiu rapidamente e passou a ficar com maior posse de bola. Através de chutes de fora da área, o Tricolor começou a incomodar. Aos 18 minutos, Richarlyson fez linda jogada individual na entrada da área e rolou para uma bomba de Jorge Wagner. A bola raspou o poste esquerdo de Fábio Costa.
As dificuldades em criar jogadas obrigava o Santos a apostar em uma tática clara: chamar o São Paulo para tentar surpreender em um contra-ataque. Todas as jogadas santistas eram concentradas em Kléber Pereira. Aos 34 minutos, o centroavante obrigou Rogério Ceni a uma linda defesa, mas o lance foi anulado por impedimento.
Após o primeiro tempo sem gols, o São Paulo precisou de apenas quatro minutos para marcar na etapa complementar em um verdadeiro golaço. O jovem Breno recebeu lançamento na direita, matou a bola no peito, limpou Pedrinho, Petkovic, Adaílton e Kleber e chutou de perna esquerda para vencer Fábio Costa.
Arrasador, o Tricolor marcou o segundo pouco depois. No escanteio batido por Jorge Wagner, Fábio Costa fez um verdadeiro milagre na cabeçada de Miranda. Na seqüência da jogada, Richarlyson cruzou para Borges tocar com sutileza na saída de Fábio Costa.
Percebendo a inferioridade de seu time, Wanderley Luxemburgo mudou em dose tripla: entraram Vítor Júnior, Rodrigo Tabata e Moraes nos lugares de Petkovic, Pedrinho e Marcos Aurélio. O Santos até melhorou em campo e descontou nos acréscimos com Rodrigo Tabata, acabando com a invencibilidade da defesa rival. Mesmo assim, o São Paulo garantiu a vitória.