Uma vitória neste sábado salvará de vez o São Paulo do risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. É essa a conta da comissão técnica, que por isso trata o jogo de 19h30 (de Brasília), contra a Portuguesa, como uma decisão, mesmo restando ainda mais seis rodadas depois disso.
A preocupação de Muricy Ramalho é que essa poderá ser a última partida no Morumbi, tendo em conta a perda de mando de campo em quatro jogos imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A equipe só voltará a jogar em casa se houver sucesso do departamento jurídico na tentativa de reduzir a pena pela metade.
Além disso, paralelamente ao Brasileiro, o São Paulo luta pelo bicampeonato da Copa Sul-americana – na quarta-feira, faz o jogo de volta das quartas de final com o Atlético Nacional. De olho nas duas competições, o treinador inclusive segurou Luis Fabiano. O atacante não está 100% fisicamente e será preparado para voltar em Medellín.
"Não tem uma coisa só, um objetivo só. A gente tem que entrar forte no Brasileiro e depois pensar na semana que vem. Não dá para priorizar nada agora. É importante demais esse jogo contra a Portuguesa", advertiu o comandante, que ainda não contará com o zagueiro Rafael Toloi (vetado por conta de dores no tornozelo direito).
Como já não teve Toloi no meio de semana, Muricy fará só duas alterações em relação à formação que venceu o Nacional. Luis Fabiano dará lugar a Ademilson, ao passo que Paulo Henrique Ganso, que não enfrentou os colombianos, retoma a posição de Jadson no meio-campo.
Mais ameaçada de cair do que o São Paulo, por estar seis pontos acima da zona de rebaixamento, a Portuguesa tem a mesma missão no Morumbi, após dois empates consecutivos. E também com problemas no ataque. Diogo voltou a treinar ao longo da semana, mas ainda não deve ser titular, ao passo que seu substituto nos últimos jogos, Bérgson, deixou a última partida lesionado.
Se nenhum dos dois tiver condições de ir a campo neste sábado, Guto Ferreira pode usar Wanderson como opção para se aproximar de Gilberto na frente. O treinador, por outro lado, voltará a contar com o lateral direito Rogério, que cumpriu suspensão na rodada passada e volta a deixar Bryan no banco de reservas.
"Precisamos retomar o caminho das vitórias para voltar a crescer. Faltam poucos jogos e, a cada rodada, afunila ainda mais a disputa entre os times. Teremos pela frente uma equipe motivada. Mas, por tudo que já mostramos, temos totais condições de, mesmo no Morumbi, buscarmos o resultado", disse o goleiro Lauro.