O São Paulo retomou a liderança provisória do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira, mas não da forma que esperava. Apesar da vontade de acabar com a invencibilidade do Grêmio no estádio Olímpico, o time de Ricardo Gomes teve de se contentar com o empate por 1 a 1.
Ainda no primeiro tempo, Rafael Marques abriu a contagem para os donos da casa. Pouco depois, Dagoberto igualou a contagem. No decorrer do segundo tempo, o time visitante teve Borges, Dagoberto e Jean expulsos e passou sufoco para segurar o placar.
Com o resultado, o São Paulo chegou aos 59 pontos, na liderança, mas pode perder o posto para o Palmeiras no complemento da rodada. O Atlético-MG também pode ultrapassar a equipe de Ricardo Gomes, que só volta a campo no dia 14, quando enfrentará o Vitória, no Morumbi.
Já o Grêmio está ainda mais distante da vaga na próxima Copa Libertadores, pois chegou apenas aos 48 pontos.
O jogo: A necessidade de vencer para se fortalecer na briga pelo título fez o São Paulo tomar a iniciativa na partida em Porto Alegre. Assim, a boa marcação no meio-campo ajudou o clube visitante a criar a primeira jogada ofensiva do duelo. Jean roubou a bola na direita e tocou na entrada da área para Washington, que ajeitou para Hernanes finalizar, mas para fora.
Do outro lado, Souza fez a assistência para Maxi López, que girou e bateu ao lado da trave, enquanto Miranda pedia falta no lance. O árbitro ignorou o protesto do zagueiro. Apesar da resposta gremista, o time de Ricardo Gomes continuou com mais presença na frente, mas sem conseguir esboçar lance de perigo.
O jogo ficou mais amarrado no meio-campo, e os goleiros se tornaram coadjuvantes. No entanto, a insistência do São Paulo resultou em uma boa jogada, aos 19 minutos. Hernanes roubou a bola na entrada da área e concluiu perto do travessão. Pouco depois, Jorge Wagner cobrou falta da direita, Washington não alcançou e a bola passou para fora.
Apesar do volume de jogo do Tricolor paulista, o Grêmio abriu o placar, aos 24. Em falta da direita, Douglas Costa levantou a bola na área e a zaga deixou Rafael Marques livre para cabecear para as redes. Mesmo depois do gol, o time gaúcho seguiu com problemas na frente, principalmente pelo excesso de impedimentos de Maxi López.
Aos 32, o São Paulo conseguiu empatar a partida. Hernanes recebeu a bola na direita e cruzou na segunda trave, onde apareceu Dagoberto para dominar no peito e finalizar. A bola desviou em Rafael Marques e enganou o goleiro Victor, que não conseguiu evitar o gol.
Pouco depois, Washington recebeu na direita, invadiu a área e chutou para fora, na última oportunidade do primeiro tempo, que seguiu com bastante pegada na marcação.
No intervalo, Paulo Autuori mudou a lateral esquerda do Grêmio, sacando Lúcio para a entrada de Fábio Santos. Porém, a primeira jogada de perigo na segunda etapa foi do São Paulo. Hernanes cobrou falta de longe e deu trabalho ao goleiro Victor.
Aos poucos, o Grêmio se ajustou em campo e levou perigo duas vezes à frente. Douglas Costa ganhou na velocidade da defesa, invade a área e bate forte, mas Rogério Ceni defende. No lance seguinte, Maxi López dominou na meia-esquerda , abriu espaço e finalizou, exigindo nova intervenção do goleiro.
Ricardo Gomes, então, sacou Washington para a entrada de Borges, que criou excelente jogada. O atacante recebeu na área, limpou a defesa e finalizou, mas Victor segurou. Do outro lado, após cobrança de falta, Douglas Costa cabeceou sozinho e viu Rogério Ceni defender. Os gremistas ainda alegaram que a bola entrou, mas o árbitro discorda e manda o jogo seguir.
Para deixar seu time mais ofensivo, Paulo Autuori colocou Perea na vaga de Thiego. Ricardo Gomes, por sua vez, mandou Marlos para o lugar de Jorge Wagner. No entanto, em poucos minutos, Borges e Dagoberto foram expulsos de campo, ambos por falta sobre Túlio. Com isso, Herrera entrou no lugar de Túlio para tentar pressionar os visitantes.