O São Paulo até que começou bem a partida desta quinta-feira, saiu na frente do placar, mas não suportou a pressão de atuar em La Bombonera. Organizado, o Boca Juniors fez um excelente segundo tempo e venceu na noite desta quinta-feira por 2 a 1 a primeira partida da final da Recopa Sul-americana, que reúne os campeões da Libertadores da América e da Copa Sul-americana de 2005.
Com o resultado, os argentinos jogam por um empate na próxima quinta-feira no estádio do Morumbi para conquistar a taça. Já ao time do técnico Muricy Ramalho, basta uma vitória por 1 a 0 para ficar com a terceira Recopa de sua história.
Depois da batalha em Buenos Aires, o São Paulo não ganha descanso e já tem uma partida decisiva no final de semana: tenta manter a boa vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro no clássico contra o Corinthians no Morumbi. Já o Boca Juniors atua no domingo contra o Gimnasia La Plata fora de casa.
Como é tradicional no caldeirão de La Bombonera, o Boca Juniors iniciou a partida com uma marcação pressão para assustar seu adversário. Sem saída de bola, o São Paulo apresentou dificuldades e ficou prensado no campo defensivo. Com isso, os argentinos passaram a dominar as ações. A primeira chance dos donos da casa veio em uma cabeçada de Díaz que acertou o travessão.
No esquema 4-4-2, com Souza no banco de reservas e Fabão cobrindo a lateral direita, o Tricolor sentia dificuldades com a constante movimentação da dupla de ataque argentina, formada por Palacio e Palermo. A equipe só passou a se acostumar com o ritmo do rival a partir dos 20 minutos e equilibrou a partida.
A primeira oportunidade são-paulina veio aos 29 minutos, quando Lenilson saiu de um adversário com um drible de corpo e arrematou da entrada da área. O goleiro Bobadilla pegou em dois tempos. Na jogada seguinte, os brasileiros abriram o placar. Thiago arriscou de longe e contou com uma falha gritante do arqueiro adversário, que disputou uma boa Copa do Mundo com a seleção paraguaia, para fazer seu 15º gol na temporada.
Pouco antes do intervalo, o Boca Juniors voltou a apertar na marcação. Sem Aloísio, substituído devido a uma contusão, o São Paulo voltou a se perder no gramado. Aos 42 minutos, quase veio o empate. Palacio foi até a linha de fundo e serviu para Cardozo, livre na área, chutar pela linha de fundo.
Na volta do intervalo, o Boca Juniors entrou com uma formação mais ofensiva. Ledesma entrou no lugar de Battaglia. Melhor em campo, os argentinos conquistaram a igualdade. Livre dentro da área, Palacio recebeu nas costas de Edcarlos e fuzilou Rogério Ceni.
Preocupado com a reação do adversário, Muricy Ramalhou mudou seu time . Souza entrou no lugar de Alex Dias, que havia substituído Aloísio no primeiro tempo e ficou perdido em campo durante todo o tempo. Só que a mudança não foi suficiente para evitar a virada. Aos 28 minutos, o Boca definiu a vitória. Cardozo recebeu passe de calcanhar de Palermo e arriscou. Rogério defendeu parcialmente e, na sobra, Palacio completou para as redes.