PUBLICIDADE

São Paulo leva goleada de 4 a 0 do Santos pelo Brasileirão

PUBLICIDADE

Para quem pretende terminar o primeiro turno entre os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, o Santos conseguiu uma excelente vitória neste domingo ao golear o líder São Paulo por 4 a 0 jogando no estádio do Morumbi. O duelo contra o Tricolor foi o primeiro de uma seqüência de quatro jogos diante de adversários que estão à sua frente na tabela – nos próximos três jogos, encara Internacional, Paraná e Cruzeiro.
Os dois primeiros gols do Santos foram marcados pelo atacante Fabiano, que ficou boa parte do ano passado afastado por lesão no joelho e realizou neste domingo sua segunda partida como titular. No jogo anterior, Fabiano já havia deixado o seu na vitória por 3 a 2 sobre o Juventude.

Essa foi a segunda vitória santista atuando fora de casa neste Brasileirão. Até então, os comandados de Wanderley Luxemburgo só haviam conquistado cinco pontos em sete partidas como visitante (uma vitória, dois empates e quatro derrotas) – a única vitória tinha sido na terceira rodada, contra o Palmeiras.

Já o São Paulo, que entrou em campo com o time reserva, conheceu sua primeira derrota no Morumbi neste campeonato. Até então, a equipe tinha vencido as sete partidas disputadas em seu estádio. O resultado encerrou também uma invencibilidade de oito jogos do Tricolor, que vinha de cinco vitórias seguidas.

O Santos levou a melhor sobre o rival nos últimos três jogos válidos pelo Brasileirão – a última derrota aconteceu no segundo turno de 2004. Na história do campeonato, o Peixe leva vantagem de 17 vitórias contra 15 triunfos são-paulinos e seis empates.

Com os três pontos conquistados neste domingo, o Peixe pulou para a quinta colocação com 24 pontos, mesma pontuação do Fluminense. O time carioca, no entanto, entraria em campo mais tarde para enfrentar o Botafogo. O São Paulo se manteve na liderança com 29 pontos.

O jogo
A partida começou com pouca movimentação e com marcação forte dos dois lados. O São Paulo, no entanto, mostrava um volume maior de jogo. E foi justamente o Tricolor que deu o primeiro chute a gol, aos oito minutos, com Lenilson acertando a trave do goleiro Fábio Costa.

Apesar de ter mais domínio de bola no meio-campo e acuar os visitantes no campo de defesa, os são-paulinos tinham grande dificuldade de penetrar na zaga santista. Já o time da Vila Belmiro procurava encaixar os contra-ataques, sem sucesso.

Após mais de 20 minutos de marasmo, o jogo voltou a ter emoção aos 32, quando Thiago recebeu lançamento em profundidade e cruzou para Alex Dias cabecear no meio do gol e facilitar o trabalho de Fábio Costa.

Cinco minutos depois, foi a vez de Thiago receber pelo passe de Alex Dias e assustar. O atacante tricolor dominou no bico da área pelo lado esquerdo, cortou para a perna direita e soltou a bomba, mas o goleiro alvinegro salvou com os pés.

O primeiro chute a gol do Santos só aconteceu aos 39, quando Reinaldo recebeu na intermediária e bateu de longe, mas a bola saiu fraca e não levou perigo a Rogério Ceni. O lance despertou o Peixe, que abriu o placar no minuto seguinte, com Fabiano completando cruzamento de Denis.

Em uma arrancada sensacional de Kléber aproveitando falha de Alex Silva, aos 43, o Peixe chegou ao segundo gol. O lateral entrou na área pelo lado esquerdo, cortou o zagueiro Alex e rolou para Fabiano apenas tocar para as redes.

Nos acréscimos, Richarlyson arriscou da entrada da área e tirou tinta da trave de Fábio Costa, mas o primeiro tempo terminou mesmo com vantagem de 2 a 0 para a equipe da Vila Belmiro.

O Peixe iniciou a segunda etapa no mesmo ritmo e assustou logo aos quatro minutos com um chute forte de Maldonado de fora da área, que Rogério Ceni espalmou para escanteio. O São Paulo também voltou ofensivo, mas esbarrava na sólida defesa alvinegra.

Aos sete, o artilheiro Fabiano deixou o campo machucado e deu lugar ao meia André. E dois minutos depois, o Santos chegou ao terceiro gol. Tabata lançou pelo lado esquerdo da intermediária e o lateral Denis aproveitou que a zaga são-paulina parou para balançar as redes.

O Peixe quase ampliou aos 16, quando Reinaldo deixou Ilsinho para trás e rolou para Tabata, que foi travado na hora do chute. No rebote, Kléber também tentou e mais uma vez a zaga são-paulina salvou.

Aos 22, São Paulo e Santos mudaram. No Tricolor, saiu Thiago para a entrada do atacante Lima, enquanto no Peixe o atacante Rodrigo Tiuí substituiu o meia Rodrigo Tabata. Três minutos depois, o Tricolor teve duas chances de marcar.

Primeiro, Maldonado salvou toque de Lima em cima da linha. No lance seguinte, Richarlyson chutou da entrada da áera e desperdiçou grande oportunidade. E se quem não faz toma, o Santos marcou o quarto aos 27.

Reinaldo ganhou na velocidade de Lúcio e encontrou Tiuí livre na área, em mais um vacilo da zaga tricolor. O atacante santista tocou com o pé esquerdo, deixando Rogério Ceni no chão, e depois tocou para o gol vazio.

Aos 31, Reinaldo recebeu completamente livre quase na pequena área e tentou buscar o canto esquerdo do goleiro são-paulino, mas acabou mandando a bola para fora. Pouco depois, Rogério Ceni deu rebote em chute de Reinaldo e Alex Silva tirou o perigo quando Tiuí chegava para fazer o quinto.

O Santos era muito mais time na segunda etapa. O São Paulo, assustado, passou a maior parte do segundo tempo procurando evitar uma goleada ainda maior dos visitantes. Aos 36, Luxemburgo promoveu nova alteração: Heleno no lugar de Kléber.

Aos 38 minutos, Alex colocou a mão na bola no meio-campo e, como já tinha cartão amarelo, acabou expulso pelo árbitro. Para sua sorte, porém, o Santos relaxou na partida e não conseguiu ampliar ainda mais a goleada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

FMF divulga calendário de competições do futebol mato-grossense para próxima temporada

A Federação Mato-grossense de Futebol anunciou o calendário oficial...

Botafogo leva 3 do Pachuca e dá adeus ao Mundial de Clubes

O Botafogo foi derrotado pelo Pachuca por 3 a...

Fifa confirma sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034

A Fifa confirmou hoje, em reunião extraordinária do Conselho...
PUBLICIDADE