Agora dedicado exclusivamente ao Campeonato Brasileiro, o São Paulo não conseguiu superar a eliminação da Copa Libertadores com a primeira vitória na competição nacional. Apenas empatou por 1 a 1 com o Coritiba neste domingo, no Morumbi. Rubens Cardoso e Borges marcaram os gols da partida.
O resultado faz com que o São Paulo continue distante dos primeiros colocados, totalizando dois pontos em três jogos disputados. O Coritiba soma o dobro. No próximo domingo, o Tricolor buscará reabilitação em clássico contra o Santos, na Vila Belmiro, enquanto o Coxa receberá o Cruzeiro no Couto Pereira.
O jogo – A disposição dos jogadores do São Paulo para esquecer a eliminação da Copa Libertadores não se refletiu nas arquibancadas do Morumbi. Nas arquibancadas quase vazias do estádio, os torcedores do Coritiba conseguiam competir em barulho com os são-paulinos.
Em campo, o confronto também era equilibrado. Mesmo sem Adriano como referência ofensiva (a diretoria do Tricolor concedeu folga ao Imperador), o São Paulo insistia nas jogadas aéreas quando chegava ao ataque. Pelo Coritiba, Michael, ex-Guaratinguetá, movimentava-se bastante e criava boas chances.
Foi dos pés de Michael que a equipe visitante conseguiu abrir o placar. Aos 14 minutos, mesmo marcado por dois jogadores do São Paulo na linha de fundo direita, ele conseguiu fazer a bola chegar a Rubens Cardoso com um passe sutil. O veterano lateral-esquerdo, como um bom centroavante, conferiu.
A desvantagem foi suficiente para parte da pequena torcida do São Paulo começar a vaiar a equipe, que não se intimidou. Aos característicos chutes de longa distância de Hernanes, nenhum muito perigoso ao goleiro Édson Bastos, uniram-se os avanços em velocidade de Joílson como arma do Tricolor.
Mas era o meia de origem Jorge Wagner quem mais incomodava a defesa do Coxa. Aos 26, ele cruzou da esquerda e Édson Bastos afastou de soco, nos pés de Aloísio. A bola sobrou para Borges empatar o jogo. Antes do final da primeira etapa, o São Paulo quase virou em um chute na trave de Joílson.
A melhora ofensiva do São Paulo fez com que Dorival Júnior resolvesse ser cauteloso. No intervalo, ele substituiu Michael, um dos melhores atletas de seu time no primeiro tempo, por Guaru. Logo aos 4 minutos, no entanto, o Coxa levou outro susto quando Jorge Wagner invadiu a área e chutou forte. Édson Bastos espalmou.
Aos poucos, entretanto, o Coritiba se organizou em campo e passou a ser mais objetivo que o adversário. Até então pouco exigido, o goleiro Rogério Ceni precisou fazer defesas em seqüência nas investidas de Rubens Cardoso, Henrique Dias e Hugo. Não bastou para Dorival Júnior, que trocou Henrique Dias por Marlos.
Quando a torcida do São Paulo já recomeçava a vaiar sua equipe, Muricy Ramalho entrou em ação. Atendeu aos pedidos pela entrada de Dagoberto e colocou o atacante e o meia Hugo em campo, nos lugares de Hernanes e Joílson. Não adiantou. Embora o Tricolor conseguisse conter as investidas do Coritiba, não tinha forças para virar o jogo.