quarta-feira, 11/dezembro/2024
PUBLICIDADE

São Paulo estréia na Libertadores empatando com Nacional

PUBLICIDADE

A caminhada do São Paulo na principal competição que disputará neste ano começou nesta quarta-feira não exatamente como a torcida queria, com uma vitória, mas a equipe conseguiu ao menos sair com um empate de um difícil jogo fora de casa. O Tricolor enfrentou o Nacional de Medellín, da Colômbia, no Estádio Atanasio Girardot, e conseguiu – não sem muito esforço – empatar em 1 a 1 com o time mandante, estreando na Copa Libertadores da América deste ano.
Colocando de lado o desempenho mediano no Campeonato Paulista, onde é apenas o quinto colocado, com 20 pontos, o São Paulo, que rechaçou o favoritismo antes da partida, entrou em campo com os pés no chão, relembrando a eliminação frente ao Grêmio nas oitavas-de-final do torneio sul-americano, no ano passado.

Para o confronto, o clube paulista não pôde contar com o seu elenco completo, tendo sido desfalcado pelos jogadores Alex Silva, que está de molho após passar por uma cirurgia no joelho, Aloísio, com uma lesão no púbis, e por Dagoberto, que vêm apresentando problemas na coxa.

Além dos três, Fábio Santos também ficou de fora, tendo sentido uma contusão durante um dos treinamentos do clube paulista na Colômbia, forçando que o técnico Muricy Ramalho colocasse em campo o recém-chegado Éder Luiz.

Confiança mesmo era esperada do lado da equipe da casa, o Nacional de Medellín, que além de contar com o apoio da torcida, venceu no último final de semana o clássico colombiano contra o Independiente de Medellín, por 1 a 0.

O jogo – O jogo começou como um susto para o São Paulo. O Nacional entrou em campo com grande ofensividade, marcando o Tricolor na sua área de defesa e não permitindo que o time visitante caminhasse com a bola.

Além disso, os colombianos se destacavam nos contra-ataques, principalmente pela rapidez do atacante Valencia, um dos destaques deste primeiro tempo. O São Paulo se restringia à defesa, atacando apenas ocasionalmente, timidamente.

Com o jogo rolando nesse esquema, não demorou para o Nacional abrisse o placar com o apoio de sua torcida. Foi logo aos oito minutos, em uma bobeira da zaga são-paulina, que não fez uma marcação correta em cima de Córdoba, que o jogador colombiano conseguiu tirar o placar do 0 a 0, ao escorar a bola de cabeça para o gol, sem dar chances para o goleiro Rogério Ceni.

Foi só aos 32 minutos da primeira etapa que o Tricolor, que já vinha pressionando o Nacional, conseguiu empatar o jogo. Após uma falta cobrada por Richarlysson, que no lance anterior havia chutado uma bola no travessão do goleiro Ospina, a bola foi alçada na área do Nacional para o zagueiro Miranda cabecear para o fundo do gol, marcando o primeiro gol do São Paulo nesta edição da Libertadores.

O único clube brasileiro a conseguir o tricampeonato da Copa Libertadores da América, o São Paulo começou a mostrar a partir desse momento o seu poderio ofensivo, principalmente em jogadas de Richarlysson e em chutes de fora da área de Hernanes.

No final da metade inicial, no entanto, o Nacional tentou voltar ao ataque, só que de forma desorganizada, não levando grandes perigos aos zagueiros tricolores. Ao apito final do árbitro, aos 46, o jogo se mantinha parelho.

No segundo tempo, a igualdade se manteve. O São Paulo, porém, teve maiores dificuldades para achar espaços para se infiltrar na defesa colombiana, restringindo-se à chutes de fora da área. Pelo lado do Nacional, acontecia o mesmo, até porque o time perdeu um pouco do ânimo que apresentou na primeira etapa, praticamente se conformando com o empate, que se manteve até o final.

Pela Libertadores, o São Paulo volta a jogar na próxima quarta-feira, no Morumbi, contra o Audax Italiano, do Chile, enquanto o Nacional joga um dia depois, novamente em seus domínios, contra o Sportivo Luqueño, do Paraguai.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

FMF divulga calendário de competições do futebol mato-grossense para próxima temporada

A Federação Mato-grossense de Futebol anunciou o calendário oficial...

Botafogo leva 3 do Pachuca e dá adeus ao Mundial de Clubes

O Botafogo foi derrotado pelo Pachuca por 3 a...

Fifa confirma sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034

A Fifa confirmou hoje, em reunião extraordinária do Conselho...
PUBLICIDADE