Apontado nos últimos anos como um clube exemplo no Brasil, o São Paulo inicia a temporada de 2010 em uma situação diferente, já que seus bastidores estão fervendo com as ações judiciais de garotos formados nas categorias de base. Hoje, às 17 horas (de Brasília), o Tricolor tenta esquecer a surpreendente crise para buscar a vitória contra a Portuguesa, no estádio do Morumbi.
A missão da equipe de Ricardo Gomes é superar a polêmica envolvendo Oscar e Diogo (que já faziam parte do elenco principal), além de Lucas Piazon. Para lutar pelo resultado positivo, o São Paulo aparece reestruturado em campo, apesar de ter mantido os principais jogadores do ano passado. Gomes aproveitou os testes deste começo de temporada para abandonar o esquema com três zagueiros, promovendo novidades no meio-campo.
A partir de agora, a zaga é formada apenas por André Dias e Miranda, que acaba de recusar proposta milionária do Wolfsburg. Os reforços Léo Lima e Marcelinho Paraíba passam a compor o setor de criação da equipe, escalada no 4-4-2. "Se não der certo, a gente humildemente volta para o 3-5-2. O elenco está mais equilibrado com as contratações que foram feitas", adverte o treinador, que precisará ter paciência até o novo sistema engrenar.
Ficha Técnica:
São Paulo – Rogério Ceni; Jean, André Dias, Miranda e Jorge Wagner; Richarlyson, Hernanes, Léo Lima e Marcelinho Paraíba; Dagoberto e Washington. Técnico: Ricardo Gomes.
Portuguesa – Fábio; Preto Costa, Domingos e Gladstone (Fellype Gabriel); Paulo Sérgio, Marcos Paulo, Acleisson, Marco Antônio e Athirson; Heverton e Celsinho (Dinei). Técnico: Vágner Benazzi.