O Santos não pode mais ser campeão paulista nesta quarta-feira. Jogando no Morumbi, o São Paulo derrotou o América por 2 a 0 e impediu que o time de Wanderley Luxemburgo conquistasse o Estadual com uma vitória sobre o Bragantino, na Vila Belmiro. As duas equipes se enfrentam neste domingo, em clássico com cara de decisão.
O Tricolor soma agora 36 pontos ganhos, um a menos do que o Santos totalizava no início da rodada. O Palmeiras, que visita ainda nesta quarta-feira o Paulista, pode se igualar ao São Paulo e também seguir sonhando com o título do Paulistão. No meio da tabela, o América tenta aumentar seus atuais 21 pontos justamente contra o time de Jundiaí, no domingo.
Nesta quarta-feira, o Diabo não mostrou resistência ao Tricolor. O São Paulo, no entanto, desperdiçou muitas oportunidades no primeiro tempo e só conseguiu assegurar o resultado positivo no segundo. Destaque para o desempenho de Alex Dias, que substituiu o zagueiro André Dias e marcou os dois gols do confronto.
O Jogo
Empurrado pela pequena e barulhenta torcida que foi ao Morumbi, o São Paulo começou a partida pressionando o América. Teve a primeira oportunidade para abrir o placar logo aos três minutos, quando Fabão cobrou falta e o goleiro André Zuba encaixou. Mais três minutos e Leandro chegou chutando da entrada da área, mas o tiro saiu por cima do gol.
O Tricolor chegava mais perto das redes do América a medida que o tempo passava. Aos 15 minutos, Carlinhos furou dentro da área do Diabo e a bola sobrou limpa para Aloísio, que ajeitou para Danilo finalizar em cima da marcação. O gol viria aos 24, mas irregular. Mineiro arriscou após cobrança de falta, Fabão fez o desvio no meio do caminho e enganou André Zuba, mas não o bandeirinha. Impedimento.
Dominanto completamente a partida, o São Paulo continuou tentando de todas as formas abrir o marcador ainda no primeiro tempo. Rogéio Ceni arriscou em cobrança de falta e não obteve sucesso. As investidas de Thiago e Danilo pelas laterais também não surtiam efeito. Pelo meio, Júnior teve a chance mais clara para marcar, mas, sozinho com André Zuba na área do América, chutou fraco e facilitou a defesa do goleiro.
Danilinho, que errou muitos passes na primeira etapa, conseguiu proeza semelhante a de Júnior no início da segunda. Reginaldo, que acabara de substituir Chumbinho, deixou na cara do gol o ex-atacante do Santos, que conseguiu chutar por cima do gol defendido por Rogério Ceni. E o Diabo estava animado. Livre pela esquerda, Reginaldo avançou e carimbou a trave do Tricolor.
Quando as coisas pareciam se complicar para o São Paulo, o técnico Muricy Ramalho foi obrigado a sacar o zagueiro André Dias. Aos 6 minutos, mandou a campo mais um atacante, Alex Dias, que provou ter estrela. Após cobrança de escanteio, Aloísio desviou e a bola sobrou para a primeira finalização de Alex, que esbarrou em Carlinhos e morreu no fundo das redes do América: 1 a 0.
O gol trouxe tranqüilidade ao time do Morumbi, ainda maior quando, pouco depois, Du, do América, recebeu seu segundo cartão amarelo e o vermelho. Aos 24 minutos, o mesmo Alex Dias tabelou para dentro da área, livrando-se da marcação, e chutou com categoria para ampliar o marcador, sem dar chances para André Zuba. Na Vila Belmiro, estava cancelada a festa do título, que a torcida do Santos pretendia já para esta quarta-feira.