O Santos foi à capital paranaense tentar carimbar seu passaporte para a Libertadores da América diante do desesperado Paraná Clube e de virada, com três gols de Kleber Pereira, conseguiu sua vaga com uma vitória por 3 a 2. O Tricolor da Vila fez seu último jogo em casa e deixou escapar a chance de sair da zona de rebaixamento, ficando em posição muito delicada no Campeonato Brasileiro, podendo cair na quarta-feira em caso de vitórias de Corinthians e Goiás.
Desesperado em busca do resultado, o Tricolor foi para o ataque. A primeira boa chance apareceu aos quatro minutos. Depois de cruzamento, Neguette, de frente par ao gol, pegou muito mal e mandou pela linha a lateral. Dois minutos depois, depois de confusão na área e uma saída errada de Fábio Costa, Giuliano tocou de cabeça e a bola raspou o travessão. Os paulistas não conseguiam ficar com a bola, nem chegar ao campo ofensivo.
Aos poucos a partida se equilibrava, mas mais pelo número de passes errados do que pela criatividade dos times. Aos 17 minutos, Lima partiu com liberdade, mas o árbitro parou o lance e marcou o impedimento. O primeiro chute do Santos veio aos 18 minutos, com uma cobrança de falta de Kleber, que passou à esquerda de Gabriel. Na resposta, Josiel bateu cruzado e Fábio Costa fez a defesa.
Depois da boa seqüência de ataques, a movimentação da partida diminuiu. Até que aos 30 minutos, em uma cobrança de falta na lateral da área santista, Jumar bateu e Fábio Costa. Atrapalhado pela confusão, nem viu a bola entrar. Aos 38 minutos, depois de um cruzamento perfeito, Kleber Pereira apareceu na área e tocou de cabeça pela linha de fundo. Aos 43 minutos, depois de levantamento de Marcos Aurélio, Léo Mattos apareceu antes do ataque para afastar.
No segundo tempo, o jogo recomeçou mais equilibrado, com os dois times tentando abrir espaço. Aos cinco minutos, Marcos Aurélio arriscou o chute de longe, mas fraco, facilitando a defesa de Gabriel. Aos 12 minutos, Kleber Pereira recebeu na área, tirou o zagueiro e chutou para grande defesa do goleiro paranista. O Peixe melhorou e começou a pressionar.
Mais um chute perigoso aos 19 minutos, com Rodrigo Tabata arriscando de fora da área e obrigando Gabriel a fazer outra grande intervenção. Mas aos 26 minutos, Paulo Rodrigues cobrou falta da lateral da área e acertou o ângulo de Fábio Costa, ampliando para o Tricolor da Vila. A resposta veio aos 28 minutos, com Kleber Pereira, que aproveitou cruzamento de Pet para mandar para o fundo das redes.
O Santos tentava pressionar para buscar o empate, mas o Paraná também se aproveitava dos contra-ataques. Até que aos 35 minutos, Kleber Pereira recebeu lançamento, tirou do goleiro Gabriel e empurrou para as redes. Aos 38 minutos, de novo Kleber Pereira, aproveitando cruzamento, tocou para o gol e virou o placar, afundando o Tricolor. Aos 43 minutos, Daniel Marques ainda arriscou um chute, mas pela linha de fundo.
Na próxima rodada o Paraná Clube vai ao Rio de Janeiro, domingo, onde faz sua última partida no Campeonato Brasileiro diante do Vasco da Gama, em São Januário. Além de vencer, o time paranista ainda precisa torcer por tropeços de seus adversários para garantir a permanência na Série A. Já o Santos tentará na Vila Belmiro, contra o Fluminense, a vaga para a Libertadores.