O Santos derrotou o Corinthians por 4 a 2, neste domingo, na Vila Belmiro, e manteve o tabu de quase quatro anos sem perder para o rival. O meia Giovanni ofuscou o retorno de Robinho ao marcar dois gols e dar passe para outro na vitória santista.
Esse foi o primeiro dos últimos sete jogos de Robinho com a camisa santista. No final deste período, o jogador se apresentará ao Real Madrid após ter a sua negociação fechada no sábado.
Os gols da vitória santista foram marcados por Giovanni (2), Ricardinho e Wendel, enquanto os corintianos anotaram com Roger e Rosinei.
Com a derrota, o Corinthians perdeu a chance de assumir a liderança isolada e segue em segundo, com 32. Já o Santos quebrou a seqüência de três derrotas e soma agora 27.
Animado com a volta de Robinho, afastado dos campos há mais de um mês, o Santos começou melhor e abriu o placar aos 23s. Frontini arrancou do campo de defesa e passou para Giovanni, sem marcação, chutar cruzado. A bola ainda desviou em Marinho antes de entrar.
Aos 16min, Paulo César faz jogada de efeito e perdeu a bola para Tevez. O argentino saiu de frente para o gol, mas chutou para fora na saída do goleiro Saulo.
Um minuto depois, Giovanni, um dos destaques da partida, passa de calcanhar para Frontini, que perde um gol feito ao chutar em cima de Fábio Costa.
O Corinthians começou a crescer na partida. Aos 32min, Tevez bateu forte da entrada da área e o goleiro Saulo faz uma defesa incrível.
O gol da equipe do Parque São Jorge saiu um minuto depois. Gustavo Nery recebe na esquerda e toca para Roger, que chuta a bola em cima do zagueiro Rogério, quando não havia mais goleiro. No rebote, o mesmo Roger aproveita e marca.
O jogo continuou aberto. Aos 34min, em cobrança de escanteio, Ávalos sobe mais que a defesa corintiana e cabeceia, mas Fábio Costa evita o gol santista.
O Corinthians deu o troco aos 41min. Jô faz bela jogada em cima de Paulo César e carimba a trave de Saulo. Roger pega o rebote e chuta violentamente rente ao poste.
Na segunda etapa, o técnico Gallo substituiu Frontini por Elton e o Santos voltou melhor. Aos 3min, Giovanni deixou Bóvio de frente para o gol, mas o volante chutou na trave. Sem ritmo, Robinho errou o chute no rebote e a bola não entrou.
O experiente jogador fez o seu aos 14min. Giovanni dominou de fora da área e acertou um belo chute, mas a bola bateu ainda no travessão antes de entrar.
No entanto, o Corinthians ainda não desistiu e conseguiu descontar aos 17min. Jô passou fácil por Rogério e cruzou rasteiro para Rosinei, livre, bater forte, sem chances para Saulo.
Aproveitando as falhas do setor defensivo rival, o Santos voltou a abrir vantagem aos 24min. Ricardinho acabou errando a finalização na frente de Fábio Costa, mas Wendel aproveitou e marcou o quarto gol da equipe da Vila Belmiro.
Em seguida, o time santista quase marcou o quinto. O reserva Léo Lima acertou um belo chute de longa distância, porém Fábio Costa desviou a bola que bateu a travessão.
Depois do gol, o Santos passou a administrar mais o jogo e as chances diminuíram. Aos 36min, o Corinthians ficou com dez jogadores, após Edson ter acertado Elton.
Na próxima rodada, o Corinthians tenta a reabilitação na quarta-feira contra o Coritiba, no Pacaembu. Já o Santos encara o Internacional, no mesmo dia, no Beira-Rio.