Sem ritmo de jogo e entrosamento, o Santos foi derrotado pela Portuguesa por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, no Morumbi, na estréia das duas equipes no Campeonato Paulista.
Os times foram ao gramado com desfalques em relação às formações que treinaram para o confronto. A Lusa perdeu o lateral Juninho Goiano, que teve um problema estomacal e deu lugar a Osmar, enquanto o atual campeão foi desfalcado por Rodrigo Souto, que sentiu dores musculares e abriu espaço para Adriano.
O confronto na capital paulista representou o reencontro do campeão que provocou o rebaixamento de um rival há dois anos. O Santos garantiu o título estadual de 2006 na última rodada ao vencer a Portuguesa e mandá-la para a segunda divisão, de onde saiu no ano passado como campeã.
“Turbinada” pelas lembranças de um ano de 2007 praticamente impecável, quando conseguiu retornar à elite do Campeonato Brasileiro com o terceiro lugar na Série B além de erguer o troféu da divisão de acesso o Estadual, a Lusa decidiu partir para cima do adversário.
Os primeiros minutos reservaram certo desconforto para o time de Emerson Leão, que reestreou no comando do clube litorâneo, em sua terceira passagem pela Vila Belmiro. O experiente Christian e o novato Diogo levaram perigo à dupla de zaga Betão-Evaldo.
Sem ritmo, o Peixe tentava tocar a bola e esfriar a temperatura do duelo. Principalmente com o lateral Kleber, que foi substituído por Carlinhos ainda no primeiro tempo em função de uma lesão muscular.
Antes disso, a Lusa chegaria ao gol de Fábio Costa após falha de marcação em cobrança de escanteio. E mais tarde, sem o ala canhoto, a equipe perdia em qualidade. Mesmo assim conseguiu boas chances com o jovem Wesley.
O segundo tempo foi como o final do primeiro: com o Peixe pressionando, mas sem sucesso. Leão inclusive optou por trocar Renatinho por Moraes, autor do gol do título paulista de 2007.
Mas a substituição não surtiu efeito, com o jovem tendo poucas chances de tocar na bola. Para piorar, Vagner Benazzi reforçou a marcação da Lusa e conseguiu evitar o empate, ampliando a vantagem em uma falha de marcação santista.
Depois desta quarta-feira, a Portuguesa volta a campo no sábado, contra o Ituano, no estádio Novelli Jr. Já o Alvinegro praiano recebe o Palmeiras, na Vila Belmiro, para o primeiro clássico do Paulista-2008.