No retorno ao palco do título brasileiro de 2004, o Santos não decepcionou o público fanático presente e venceu o Red Bull Brasil por 2 a 1, com gols de Geuvânio (com ajuda de Fabiano Eller) e Ricardo Oliveira – esse foi o primeiro gol do camisa 9 em partida oficial desde seu retorno. Edmílson descontou para o RB. A partida no Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto, marcou a estreia do goleiro Vanderlei e do zagueiro Werley. Ambos se descataram no setor defensivo do Peixe nesta terceira rodada do Campeonato Paulista.
Cicinho, que entrou no decorrer da partida no lugar de Victor Ferraz, deixou o Santos com um a menos no fim da partida. Enderson Moreira também foi expulso do gramado. Na próxima rodada, o Peixe recebe o São Paulo na Vila Belmiro, em seu primeiro clássico na temporada. Enquanto isso, o RB Brasil encara o Bragantino longe de seus domínios.
Santos faz o dever de casa e termina o 1º tempo à frente
O Santos não foi brilhante, mas fez muito bem seu papel de mandante no primeiro tempo da partida em São José do Rio Preto. A equipe da Vila Belmiro abriu o placar logo aos 3 minutos de jogo, com Geuvânio. David Braz fez lindo lançamento do campo de defesa e achou o camisa 45 nas costas da marcação. O garoto não titubeou, driblou e chutou para o gol. A bola ainda desviou no capitão Fabiano Eller antes de morrer no fundo das redes.
A partir de então, o Santos deixou o Red Bull equilibrar a partida. Porém, o adversário demorou todo o primeiro tempo para conseguir chegar ao gol de empate. Aos 45 minutos, depois de linda cobrança de falta pela direita, Edmílson subiu mais alto que todo mundo e não deu chances ao estreante Vanderlei.
A reação santista demorou dois minutos. Thiago Ribeiro foi lançado pela direita, dominou na área e foi derrubado pelo goleiro Juninho. O juiz não hesitou em marcar pênalti e amarelar o arqueiro. Na cobrança, Ricardo Oliveira mandou no canto esquerdo e o Santos foi ao intervalo com a vantagem no placar.
Em 2º tempo morno, Peixe recua, mas mantém vitória
O segundo tempo começou morno. Nos primeiros 20 minutos de jogo, a grande emoção foram alguns dribles de Lucas Lima e arrancadas no contra-ataque. Bem como a entrada de Elano no lugar de Thiago Ribeiro. O camisa 22 foi saudado efusivamente pela torcida santista. Em campo, o Peixe se apresentou um pouco mais recuado e viu o Red Bull insistir em bola aéreas.
Já aos 38, Lucas Lima fez boa jogada pela esquerda, invadiu a área e cruzou da linha de fundo em direção a Elano. O meia recebeu, dominou e chutou para o gol, mas foi travado na hora certa pelo zagueiro e não conseguiu ampliar a vantagem para o time da Baixada.
Na sequência, o Santos conseguiu outra boa chance. Novamente Elano teve a chance de finalizar, a bola passou com muito perigo rente à trave direita do goleiro Juninho.
No fim, Cicinho, que entrou no decorrer da partida no lugar de Victor Ferraz, ainda recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo por "fazer cera". O técnico Enderson Moreira prontamente saiu em defesa de seu lateral e acabou tendo o mesmo destino: foi obrigado a deixar a área técnica.