Como era esperado, o Santos não encontrou dificuldades para passar pelo Blooming e avançar à fase de grupos da Copa Libertadores da América. O Peixe aplicou 5 a 0 na equipe boliviana na noite desta quarta-feira, diante de bom público na Vila Belmiro, com gols de Cléber Santana (2), Rodrigo Tiuí (2) e Marcos Aurélio.
Somado ao 1 a 0 conquistado na Bolívia na semana passada, o Santos ingressou no grupo 8 da competição sul-americana, que já contava com Gimnasia y Esgrima, da Argentina, Defensor Sporting, do Uruguai, e Deportivo Pasto, da Colômbia. Este último será o oponente do Alvinegro no próximo dia 23, quando a equipe da Baixada atuará fora de casa.
Empurrado por sua torcida, o Peixe comprovou o favoritismo sobre o Blooming logo na primeira oportunidade que teve no jogo. Marcos Aurélio foi derrubado na área e o árbitro Sérgio Pezzotta – para quem as atenções estavam voltadas após o violento confronto de ida – não hesitou em apontar a marca da cal. Ao contrário do que fez na Bolívia, Cléber Santana balançou as redes.
Com a vantagem no placar, o Santos continuou visivelmente superior em campo. Aos 13 minutos, Marcos Aurélio fez bela jogada individual dentro da área e, na finalização, acertou a trave do gol defendido por Salazar. Era questão de tempo para o Alvinegro ampliar na Vila Belmiro.
Antes do segundo gol do Peixe, a equipe boliviana chegou a assustar em cobrança de falta de Vaca, e o zagueiro Antônio Carlos se aventurou com eficiência no ataque. Aos 27, Rodrigo Tiuí teve seu novo uniforme do Santos puxado na área e Pezzotta assinalou outro pênalti. O artilheiro Cléber Santana, mais uma vez, não perdoou.
Quando o Blooming parecia esboçar alguma reação, o Peixe enterrou definitivamente as esperanças adversárias. Marcos Aurélio passou para Rodrigo Tiuí dentro da área aos 36 minutos. Com simplicidade, o centroavante do Santos completou para o gol e praticamente assegurou a classificação da equipe paulista.
No segundo tempo, o técnico Wanderley Luxemburgo mandou a campo o meia Pedrinho, que substituiu Rodrigo Souto. Com o placar folgado, o Santos acabou se acomodando em campo, mas não chegou a ser incomodado pelo frágil Bloooming. Pelo contrário. Aos 17 minutos, Cléber Santana aproveitou falha e chutou ao gol boliviano, em lance mais perigoso que os protagonizados pelos bolivianos.
Foi o último momento do volante-artilheiro no jogo. Cléber deu lugar a Rodrigo Tabata, que deu velocidade às investidas do Peixe. Aos 31 minutos, o Samurai tabelou com Pedrinho e a bola chegou até Marcos Aurélio. O atacante avançou e bateu cruzado, marcando seu primeiro gol com a camisa do Santos, o quarto da partida. Mas não o último.
Quase o próprio Marcos Aurélio fechou o caixão do Blooming na Vila Belmiro. Na cara do gol, no entanto, ele chutou por cima da meta defendida por Salazar. Coube, então, a Rodrigo Tiuí fazer o gol derradeiro. Aos 18 minutos, ele pegou uma sobra e bateu. A bola desviou em Tabata e entrou. Em grande estilo, o Santos se garantia na Copa Libertadores da América 2007.