O Santos intensificou nos últimos dias as negociações com o técnico argentino Gerardo Martino, do Newell"s Old Boys, e ficou mais próximo de contratá-lo. Na semana passada, o vice-presidente Odílio Rodrigues viajou à Argentina para cuidar das tratativas e retornou muito otimista.
Nesta quarta-feira pela manhã, o resultado das conversas com Martino será levado à reunião de Comitê de Gestão e a cúpula santista pode bater o martelo. Com as condições aprovadas, a tendência é que o treinador assuma a equipe após disputa da Copa Libertadores.
O Newell"s está na semifinal da competição sul-americana e enfrenta o Atlético-MG na próxima quarta-feira (03/07), no duelo de ida, em Rosário, cidade da Argentina. O clube hermano dificilmente abrirá mão de seu comandante próximo de uma conquista tão importante. Se a equipe chegar à final da Libertadores, o treinador só estará livre no dia 24 de julho.
Neste período, o técnico Claudinei Oliveira seguiria comandando o time. Em seguida, ele deve ser integrado à comissão técnica, por contar com a confiança da diretoria, entusiasta de seu trabalho nas categorias de base.
O Santos procura um técnico desde a demissão de Muricy Ramalho, no fim do mês passado. A busca por um estrangeiro logo ganhou força e a diretoria esteve muito perto de anunciar o também argentino Marcelo Bielsa, ex-Athletic Bilbao, da Espanha. A negociação se arrastou por semanas e Bielsa chegou a marcar uma viagem para o Brasil.
Martino, por sua vez, é conhecimento como discípulo de "Loco" Bielsa, do qual foi jogador na década de 90 e teve um trabalho de destaque com a seleção do Paraguai, vice-campeã da Copa América em 2011. Ele também tem preferência por equipes ofensivas, um desejo da diretoria alvinegra.