PUBLICIDADE

Santos enfrenta o líder Atlético-PR para se reabilitar

PUBLICIDADE

A preocupação do Santos com o Campeonato Brasileiro ainda não se compara com a despendida para a Copa Libertadores da América, porém já é bem maior que há duas semanas. Às 16 horas deste domingo, o Peixe enfrentará o líder Atlético-PR, na Arena da Baixada, com o intuito de deixar a lanterna do Nacional.
Utilizando equipes reservas contra clubes recém-promovidos à Série A, Sport e América-RN, o Santos sofreu uma goleada na Ilha do Retiro e nova derrota na Vila Belmiro. Na ocasião, o técnico Wanderley Luxemburgo priorizava o mata-mata com o América do México, pela Libertadores, vencido no meio de semana.

A situação do Atlético-PR na tabela do Brasileirão é oposta. O Furacão estreou com imponente goleada por 6 a 3 sobre o Figueirense, fora de casa, e derrotou o Internacional na segunda rodada. Os resultados fizeram do Rubro-negro o melhor time da competição até o início da rodada, superando Paraná, Corinthians, Palmeiras, Vasco e Botafogo no desempate.

Ao lado de Internacional, Juventude, Figueirense e Goiás, outros quatro clubes que também não pontuaram, o Santos tem a oportunidade ideal para se reabilitar. “Precisamos ganhar já contra o Atlético. Tínhamos que pontuar nas últimas rodadas, mas não conseguimos. Não podemos deixar os líderes dispararem nem ficar muito próximos da zona de rebaixamento”, comentou o zagueiro Ávalos.

Seguindo essa linha de raciocínio, Luxemburgo deve reforçar um provável time misto do Peixe com mais titulares. O fato de o próximo adversário pela Libertadores ser o Grêmio ajudou o planejamento do treinador. “Uma coisa é você ter viagens mais curtas, outra são 15 horas com translado e tudo. Teremos tempo para recuperação agora. Faremos uma logística diferente”, explicou.

Como nos rodízios do Campeonato Paulista, serão escalados os atletas que estiverem melhor fisicamente. O lateral-direito Alessandro ainda precisa de ritmo de jogo, por isso deve ir a campo. O atacante Marcos Aurélio é um dos que não tem problemas com a forma. Outro é o meia Cléber Santana, que, no entanto, machucou o ombro contra o América e pode ser poupado.

Wanderley Luxemburgo não confirma ninguém entre os titulares. O certo é que disposição não faltará. O atacante Jonas, por exemplo, que calou seus críticos após fazer um gol em cima do América do México, esbanja empolgação. “Estamos em uma fase decisiva da Libertadores, mas temos que vencer também no Brasileiro. Pensamos em brigar pelo título e não podemos ficar longe das primeira colocações”, projetou.

Já para o Atlético-PR, vale uma velha máxima do futebol: em time que está ganhando não se mexe. Com 100% de aproveitamento, o técnico Vadão manterá na equipe os jogadores que começaram a partida contra o Internacional . Sobre o misto do Santos, ele minimizou: “O time reserva também tem qualidade. Tem Tabata, Pedrinho, Jonas. Os reservas não têm o mesmo entrosamento que a equipe principal, mas não podemos nos iludir com isso”.

O Furacão também usa a receita do Peixe para vencer. Vadão considera fundamental o empenho de seus atletas dentro de campo. “Esses dois jogos iniciais foram muito bons. Não podemos deixar de ter essa atitude no decorrer do campeonato. Não vamos nos acomodar com esses resultados. O campeonato começou agora, e vencemos apenas duas partidas”, analisou.

Para o volante Alan Bahia, o comandante rubro-negro está certo em pedir atenção. Na análise do jogador, enfrentar um time considerado reserva pode ser até perigoso. “Não tem jogo fácil. Quem não está jogando precisa mostrar serviço ao treinador. O Santos tem um elenco de qualidade, e temos que ficar atentos para sair com os três pontos. Não podemos relaxar e nem perder o foco”, disse.

Com a repetição da escalação, encerra-se a dúvida em relação ao atacante Alex Mineiro. Cobiçado por Palmeiras e, possivelmente, pelo próprio Peixe, ele está confirmado ao lado de Dênis Marques. “Tenho que pensar somente no Atlético-PR. A gente procura ficar longe disso aí. Sou atleta do Atlético”, reafirmou o jogador, tentando fugir da polêmica sobre sua transferência.

FICHA TÉNCNICA
ATLÉTICO-PR X SANTOS

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 27 de maio de 2007, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (Fifa-SC)
Assistentes: Carlos Berkenbrock e Alcides Zawaski Pazetto (ambos de SC)

ATLÉTICO-PR: Guilherme; Jancarlos, Danilo, Marcão e Nei; Erandir, Alan Bahia, Evandro e Ferreira; Alex Mineiro e Dênis Marques
Técnico: Oswaldo Alvarez

SANTOS: Fábio Costa; Alessandro, Marcelo, Ávalos (Leonardo) e Carlinhos; Adriano , Rodrigo Souto, Rodrigo Tabata e Pedrinho; Marcos Aurélio e Jonas
Técnico: Wanderley Luxemburgo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Botafogo leva 3 do Pachuca e dá adeus ao Mundial de Clubes

O Botafogo foi derrotado pelo Pachuca por 3 a...

Fifa confirma sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034

A Fifa confirmou hoje, em reunião extraordinária do Conselho...

Primavera confirma elenco para disputa do estadual

O Primavera Atlético Clube anunciou o plantel para a...

Encaminhado projeto de lei para incentivo ao esporte em Lucas do Rio Verde; R$ 1,9 milhão

A prefeitura encaminhou para a câmara municipal de vereadores,...
PUBLICIDADE