Em um jogo dramático até o apito final do árbitro, o Santos conseguiu a sua classificação às semifinais da Copa Libertadores da América. O Peixe empatou por 1 a 1 com o Once Caldas (Colômbia), nesta quarta-feira, no Pacaembu, e como havia vencido o confronto em Manizales, assegurou a vaga na próxima fase da competição. Neymar, que perdeu um pênalti, marcou o gol dos santistas. Renteria empatou para os colombianos.
Classificado, o Alvinegro Praiano agora espera nas semifinais da Libertadores o vencedor do duelo entre Cerro Porteño (Paraguai) e Jaguares (México), nesta quinta, em Assunção.
O jogo – Empolgado pela conquista do título paulista, no último domingo, o Santos começou o jogo em busca de marcar o seu primeiro gol logo nos primeiros minutos. E conseguiu. Aos 11, depois de troca de passes do ataque santista, a bola sobrou para Neymar ajeitar e emendar um belo chute no canto direito de Martínez: 1 a 0.
Melhor em campo, o Peixe continuava tendo o controle das ações, mas viu uma peça importante de sua equipe deixar a partida. Aos 22, o meia Alan Patrick sentiu dores musculares na coxa direita e teve que ser substituído pelo lateral Pará. Com isso, Danilo foi adiantado para o meio-campo, jogando ao lado de Adriano, Arouca e Elano sendo deslocado para a função de meia de ligação.
Apesar disso, o Alvinegro Praiano esteve perto de ampliar a sua vantagem aos 26. O lateral esquerdo Léo roubou a bola, tocou para Neymar e o atacante encontrou Elano livre pelo meio. O jogador arriscou o chute da intermediária, porém, a bola foi para fora, assustando os colombianos.
Só que o Once Caldas reagiu e, aos 29, chegou ao empate. Aproveitando-se de um erro numa troca de passes de Arouca com Neymar, o time visitante ganhou uma falta pelo lado esquerdo. Cuero bateu a falta para a área, a bola resvalou em Mirabaje e sobrou para Renteria completar para o fundo das redes, empatando o confronto para os colombianos.
O Santos tentou dar a resposta o mais rápido possível e, aos 37, quase chegou ao segundo gol. Neymar fez boa jogada pela direita e tocou para Zé Eduardo, mas o centroavante não alcançou a bola, que se perdeu pela linha de fundo.
Antes do intervalo, o Peixe ainda teve mais uma boa oportunidade, porém, sem sucesso. Aos 46, Elano soltou uma bomba em cobrança de falta, só que a bola passou ao lado do gol de Martínez.
Na volta para a etapa complementar, os santistas quase marcaram o segundo no primeiro minuto de jogo. Elano fez boa jogada pelo meio e deixou Zé Eduardo, pela esquerda, cara a cara com Martínez. Só que o atacante pegou mal na bola, mandando-a por cima do gol.
Pouco depois, aos quatro, os alvinegros tiveram mais uma grande chance de gol. Neymar iniciou o lance, tocou para Elano, que bateu forte para grande defesa de Martínez. No rebote, Zé Eduardo pegou fraco na bola, facilitando a defesa do goleiro colombiano.
Em busca de um gol para chegar à classificação, o técnico do Once Caldas, Juan Carlos Osorio sacou Mirabaje para a entrada de Henao, aos 19. Três minutos depois, foi a vez de o Santos mexer, com Zé Eduardo, contundido, dando lugar a Keirrison.
Aos 24, o Santos assustou mais uma vez o gol colombiano. Keirrison e Neymar fizeram boa jogada e a bola sobrou para Elano finalizar, por cima do gol de Martínez.
Com 31, o treinador do Once Caldas sacou Cuero para a entrada de Pajoy, procurando dar mais ofensividade ao seu setor de meio-campo.
Em atuação de destaque na partida, Neymar sofreu pênalti após fazer fila na defesa do Once Caldas. Aos 40, o camisa 11 bateu mal, facilitando a defesa de Martínez.
Após essa grande oportunidade de marcar, o Peixe teve que segurar a pressão dos colombianos nos minutos finais até o apito final do árbitro.