Um confronto que estava reservado para as quartas-de-final de Copa Libertadores só será possível no Campeonato Brasileiro. Eliminado da competição continental pelo América do México, próximo adversário do Santos, o Flamengo estreará no Nacional às 18h10 deste domingo, contra a equipe paulista, com os portões do Maracanã fechados por punição do STJD.
O Flamengo está tão desanimado quanto ficará o ambiente do estádio, palco costumeiro de festas da maior torcida do Brasil. O único alento do campeão carioca após a surpreendente queda na Libertadores é a estréia do técnico Caio Júnior. “O trabalho será em cima da recuperação dos jogadores. Todos estão abatidos. O céu e o inferno são muito próximos no futebol”, disse.
Por diversas vezes entre a derrota para o América e o jogo com o Santos, o novo comandante do Flamengo frisou a importância de motivar seus atletas. Tempo para mudar a postura tática da equipe em campo, afinal, ele teve pouco. “O momento é mais psicológico do que técnico. Gosto muito de trabalhar essa parte. Quem se abate menos precisa ajudar os outros”, reforçou Caio Júnior.
Em clima completamente diferente depois de aplicar novamente placar de 2 a 0 sobre o Cúcuta, agora na Colômbia, os santistas engrossaram o provável discurso de incentivo do treinador rubro-negro. “Nenhum time do Brasil gostaria de estrear em um campeonato justamente contra o Flamengo”, respeitou o centroavante Kléber Pereira. “Mas o Santos vem bem, está preparado e vai lutar dentro de campo.”
A situação favorável na Libertadores, inclusive, fez com que o técnico Emerson Leão preservasse a maioria de seus titulares contra o Flamengo, visando os duelos com o América. Eles seguiram direto da Colômbia para o México. Os únicos que estarão em campo são os atacantes Wesley, que não enfrentou o Cúcuta porque cumpriu suspensão, e Lima, buscando ritmo de jogo.
Embora os santistas priorizem abertamente a Libertadores, o time toma cuidado para não perder o foco no Brasileirão. “Não queremos correr atrás dos outros como no Campeonato Paulista, porque o Brasileiro é mais complicado. Todos os anos, times grandes lutam contra o rebaixamento. Precisamos somar pontos no início da competição para ter tranqüilidade depois”, planejou Kléber Pereira.
No Flamengo, as dúvidas para a partida deste domingo são o zagueiro Fábio Luciano e o lateral-direito Leonardo Moura, ambos machucados. Para Kléber Pereira, contudo, a maior ausência do rival não estará no campo. “Melhor para nós que o jogo seja sem torcida”, sorriu, antes de lamentar. “É uma situação complicada para Santos e Flamengo, que já tiveram Zico e Pelé, e logo em uma estréia de Brasileiro. Todo jogador prefere atuar com público”, emendou.
Ficha Técnica
Flamento x Santos
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 11 de maio de 2008, domingo
Horário: 18h10 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Gilson Bento Coutinho (PR)
Flamengo: Bruno; Luizinho, Leonardo, Ronaldo Angelim e Juan; Kléberson, Jailton, Ibson e Toró; Marcinho e Souza
Técnico: Caio Júnior
Santos: Douglas; Adoniran, Marcelo, Domingos e Carlinhos; Adriano, Húdson, Paulo Henrique e Vitor Júnior; Wesley e Lima
Técnico: Emerson Leão