PUBLICIDADE

Santos bate Paulista e lidera Paulistão

PUBLICIDADE

O Santos ainda é o líder do Campeonato Paulista. Pressionado pela vitória do São Paulo sobre o Juventus no sábado, o Peixe fez a sua parte neste domingo, derrotando o Paulista de Jundiaí por 2 a 1 na Vila Belmiro, com gols dos atacantes Marcos Aurélio e Rodrigo Tiuí. Victor Santana descontou para a equipe visitante.
Com o resultado positivo, o Santos subiu para 28 pontos ganhos, contra 27 do São Paulo. As duas equipes se enfrentarão no domingo, na Vila Belmiro, mas, antes disso, o Peixe pensará no Rio Branco. O time do interior, antepenúltimo colocado na tabela de classificação, vai receber o Alvinegro na quinta-feira.

Já o Paulista perdeu a chance de voltar ao grupo de classificados para a próxima fase do torneio. O Galo é o quinto colocado com 21 pontos e também tem semana importante pela frente. Na quarta-feira, jogará contra o São Caetano (terceiro com 22 pontos) em Jundiaí, enquanto no domingo visitará o Noroeste (quarto com 21).

Voltando a utilizar sua “equipe A” no Estadual, o Santos começou o duelo desta quinta-feira empolgado, pressionando o Paulista. Logo aos 2 minutos, Kléber avançou em velocidade pela esquerda e cruzou na medida para Marcos Aurélio, que chegou chutando forte, com veneno. Victor espalmou.

A disposição do Peixe no início da partida animou os torcedores que foram à Vila Belmiro, entre eles o Rei Pelé. Do seu camarote, contudo, o maior jogador de futebol de todos os tempos trocou o ar de satisfeito que carregava no rosto por uma feição preocupada quando o Paulista resolveu também atacar o Santos.

As primeiras investidas dos visitantes foram tímidas, na maioria das vezes através de tiros de longa distância. Victor Santana, aos 16, deu o chute mais perigoso do Galo, dando trabalho a Fábio Costa. Com o tempo, o Paulista se soltou. Passou a envolver o Santos com toques rápidos e, principalmente, com a criatividade de Leandrinho.

Após o armador visitante driblar Maldonado com categoria, colocando a bola entre as pernas do chileno – e ficando sem ela em seguida –, o Santos acordou. Aproveitando-se dos contragolpes oferecidos pelo Paulista, que se expunha cada vez que subia ao ataque, o Peixe voltou a entrar no jogo e mexer com sua torcida.

Aos 38 minutos, o contra-ataque foi fatal. Na jogada, a dupla de frente do Santos inverteu suas características e foi bem sucedida. Ao invés de fazer o pivô, Rodrigo Tiuí arrancou com a bola, rápido, protegeu da marcação e passou para Marcos Aurélio, que teve calma de centroavante para fuzilar o goleiro Victor: 1 a 0.

O placar demorou um pouco para ser alterado, mas apenas em função dos cerca de 15 minutos de intervalo. Aos 7 minutos do segundo tempo, o Paulista empatou a partida na em lance de bate-rebate na área do Peixe. Após escanteio, Gilsinho acreditou na jogada e tocou para o meio, de onde Victor Santana completou para as redes.

Empurrado pela torcida e com Zé Roberto crescendo de produção, o Santos retomou o controle do jogo. Aos 16, o camisa 10 chamou para si a responsabilidade de craque do time, avançou da esquerda para o meio e deixou Tiuí, na direita, cara do gol. Desta vez no seu papel habitual, o atacante finalizou com precisão e saiu para o abraço.

Novamente em vantagem no marcador, o Santos não sofreu outra recaída. Começou a administrar o jogo, sem deixar de ser ofensivo. O técnico Vágner Mancini tentou reanimar o Paulista com as entradas de Dauri, Bruno e Eduardo, mas fracassou. Apenas vez ou outra, o time de Jundiaí atacava organizado. Nada que assustasse Fábio Costa.

No Santos, a torcida pediu Pedrinho e Wanderley Luxemburgo atendeu, sacando Marcos Aurélio. Depois de cair na área, pedir pênalti e não ser atendido, Rodrigo Tiuí, o outro atacante titular, também saiu, para a entrada de Jonas. No final, Ávalos substituiu Rodrigo Souto e fechou um pouco mais o Peixe. A vitória já estava assegurada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...

FMF divulga calendário de competições do futebol mato-grossense para próxima temporada

A Federação Mato-grossense de Futebol anunciou o calendário oficial...
PUBLICIDADE