De tanto insistir, o Independiente Santa Fe conseguiu furar a barreira do Grêmio aos 35min do segundo tempo nesta quinta-feira e conseguiu o resultado mínimo para eliminar o clube gaúcho nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Em casa, o time colombiano sofreu, mas venceu os tricolores por 1 a 0 e avançou de fase por ter marcado um gol como visitante, no jogo de ida, na derrota por 2 a 1 na Arena.
A queda do Grêmio coloca fim à semana terrível para clubes brasileiros na Libertadores: as três equipes que entraram em campo para decidir vaga na fase de quartas de final foram eliminados. A sina começou com o Palmeiras, superado pelo Tijuana na terça; na quarta, o Boca Juniors despachou o então campeão Corinthians. Na semana passada, o São Paulo havia ficado pelo caminho.
Ou seja: das seis equipes nacionais que disputaram o torneio e alcançaram as oitavas, quatro foram eliminadas. Apenas Fluminense e Atlético-MG seguem na Libertadores, que já não poderá mais ter uma final brasileira – caso cariocas e mineiros avancem, a Conmebol inverterá a chave para forçar um duelo verde-amarelo na semi.
O gol que eliminou o Grêmio nesta quinta-feira saiu aos 35min do segundo tempo: Medina recebeu passe na entrada da área, passou por Souza e Bressan de uma só vez e, cara a cara com Dida (que já havia feito uma ótima defesa minutos antes), não titubeou: deu um toque sutil no canto do goleiro e comemorou a classificação do Santa Fe – com direito até a choro emocionado.
O Grêmio, que até então havia oferecido pouco trabalho para o goleiro Vargas (apenas em duas oportunidades, ambas com o chileno Eduardo Vargas), partiu de maneira desesperada para o ataque para buscar o empate. O auxiliar Roger, que não havia feito nenhuma alteração desde então, fez três mudanças quase que seguidas: sacou Elano, Barcos e Fernando para colocar em campo Kleber, Welliton e Marco Antônio, respectivamente.
Quase deu certo, mas Vargas – o reforço mais caro do Grêmio para a temporada – perdeu uma chance incrível aos 47min do segundo tempo. Após cruzamento de Pará pela direita, o goleiro do Santa Fe saiu mal e o chileno ficou com a bola na área, com o gol aberto. Mas pegou muito mal na bola e isolou, chutando para longe a classificação tricolor.
Agora, o Santa Fe avança para enfrentar a grande surpresa desta fase eliminatória da Libertadores: o Real Garcilaso. O time peruano se classificou para as quartas ao vencer nos pênaltis o uruguaio Nacional de Montevidéu.