Um dos argumentos usado pelo técnico Dunga para não convocar Rogério Ceni para a seleção brasileira é a questão da idade e uma suposta declaração do goleiro sobre “encerrar a carreira em 2010”. Recentemente, o camisa um do São Paulo afirmou que foi mal interpretado e que ainda realiza um trabalho ao lado do preparador físico Carlinhos Neves e do fisioterapeuta Ricardo Sasaki, ambos profissionais do time do Morumbi, para conseguir prolongar sua carreira ao máximo.
Rogério completa 35 anos em 2008 e para garantir que irá conseguir jogar por mais alguns anos em alto nível realiza um programa de treinos especial, desenvolvido pelos profissionais do São Paulo. “Não sei até quando vou jogar, é muito difícil falar em datas. Mas enquanto estiver exercendo minha função em campo quero fazê-lo da melhor forma”, disse Rogério Ceni.
O principal diferencial do programa de treinos elaborado por Carlinhos Neves e Ricardo Sasaki é o aumento da intensidade dos treinos na sala de musculação do centro de treinamentos do São Paulo.
“Eu nunca gostei muito dos treinos em aparelhos, mas o Carlinhos e o Ricardo me convenceram da necessidade. Esse tipo de treino é muito importante também na parte de prevenção de lesões. Com a minha idade fica mais difícil o processo de recuperação e por isso é melhor evitá-las [lesões]”, afirma Ceni.
A ginástica com pesos, popularmente conhecida como musculação, tem por objetivo o trabalho dos músculos esqueléticos, melhorando a força, resistência, coordenação, flexibilidade, entre outros pontos. Também é uma importante ferramenta na prevenção de lesões.