O goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, teve seu nome relacionado neste domingo entre os concorrentes finalistas à Bola de Ouro da temporada de 2007. O prêmio, um dos mais tradicionais do futebol, é cedido pela revista France Football e elege o melhor jogador do mundo. Diego (Werder Bremen), Kaká (Milan) e Robinho (Real Madrid) e Ronaldinho (Barcelona) são os outros brasileiros indicados.
Rogério Ceni só pôde aparecer entre os finalistas graças à mudança de regras promovida pela revista neste ano. Antes oferecido ao melhor jogador dos gramados europeus no ano, o prêmio pode agora ser concedido a um jogador de qualquer país do mundo.
A Bola de Ouro da France Football serve com uma espécie de prévia para a eleição da Fifa do melhor jogador do mundo. O zagueiro italiano Fabio Cannavaro, do Real Madrid, por exemplo, é o atual vencedor dos dois prêmios. E está novamente relacionado neste ano nas duas listas.
No entanto, Rogério Ceni não está entre os finalista do prêmio da Fifa. O único jogador que não atuou neste ano a maior parte do tempo no futebol europeu que concorre pela entidade máxima do futebol é o meia argentino Juan Roman Riquelme, que comandou a conquista do Boca Juniors na Copa Libertadores da América antes de voltar ao Villarreal, onde não é aproveitado. Riquelme também disputa a Bola de Ouro da temporada.
Para fazer a lista dos 50 finalistas, a revista francesa levou em conta a opinião de 96 jornalistas esportivos de todo o mundo. O vencedor será anunciado no dia 2 de dezembro.
A Bola de Ouro foi criada em 1956 para premiar o melhor jogador europeu do ano. Em 1995, passou a premiar o melhor sem distinção de nacionalidade, mas que atuasse em algum clube do continente. Naquele ano, o vencedor foi o liberiano George Weah, do Milan.
Entre jogadores sul-americanos, apenas os brasileiros foram premiados. Em 1997 e 2002, Ronaldo foi o escolhido. Em 1999, foi a vez de Rivaldo e, em 2005, Ronaldinho foi eleito.