Após tropeçar com os titulares, o Botafogo se recuperou no Campeonato Carioca neste domingo, quando o reservas venceram por 3 a 0 o clássico contra o Fluminense, no Maracanã. Com o resultado, os alvinegros chegaram a 15 pontos e se aproximaram de vez do G-4 da competição. Já os tricolores perderam a liderança e viram sua sequência positiva ser finalizada.
Mesmo com os reservas, o Botafogo foi melhor durante os 90 minutos. Com mais objetividade, os alvinegros abriram o placar com Henrique, no primeiro tempo. Na etapa final, os alvinegros decretaram a vitória em dois minutos. Primeiro, Henrique aproveitou rebote de Diego Cavalieri para fazer o segundo. Depois, Bolatti apareceu na área para marcar o terceiro.
O fato curioso do jogo foi o cartão amarelo recebido pelo goleiro Diego Cavalieri antes mesmo do apito inicial. O arqueiro foi advertido após fazer uma marca com a chuteira na linha da pequena área.
Na próxima rodada, o Botafogo terá pela frente o Macaé, no sábado, em Moça Bonita. Antes disso, os alvinegros voltam a campo pela Libertadores, na quarta-feira, contra o Union Española-CHI, fora de casa. Já o Fluminense terá pela frente a Cabofriense, na quarta, em Macaé, pelo Campeonato Carioca.
O jogo – Antes do jogo começar, uma situação inusitada aconteceu. O goleiro Diego Cavalieri recebeu cartão amarelo por fazer uma marca na linha da pequena área com a chuteira. Os jogadores do Fluminense e o técnico Renato Gaúcho reclamaram muito, mas nada mudaram a decisão do árbitro João Batista de Arruda.
O clássico começou em ritmo acelerado, com o Botafogo melhor em campo e criando boas oportunidades. Logo com dois minutos, os alvinegros quase abriram o placar com Henrique, mas o atacante foi impedido pelo goleiro Diego Cavalieri. Depois, foi a vez que de Renato arriscar de longe, mas Cavaileri mais uma vez salvou os tricolores.
Aos poucos, o Fluminense conseguiu equilibrar o clássico, mas não levava perigo para Helton Leite. Só que aos 32 minutos, o Botafogo marcou no Maracanã. Após erro de Bruno ao cortar a bola, Henrique acertou belo chute da entrada da área, no canto de Diego Cavalieri.
Depois do revés, os tricolores passaram a atacar mais, mas sofriam na parte ofensiva. O Fluminense só conseguia chegar próximo ao gol em bolas levantadas na área, mas sem qualquer perigo. Antes do intervalo, o Botafogo voltou a criar oportunidade de marcar, quando Lucas cruzou rasteiro para Henrique, mas Gum apareceu para salvar o que poderia ser o segundo gol alvinegro.
No segundo tempo, o Fluminense veio com um esquema mais ofensivo e criou boa chance logo com dois minutos. Carlinhos chutou do bico da área e obrigou Helton Leite a boa defesa. No entanto, a partir dai, o Botafogo voltou a ser melhor e chegar com mais perigo. Dois minutos depois, Gegê recebeu na entrada da área e finalizou a esquerda da trave. Já aos oito, após falta cobrada na área, Bolatti cabeceou e Diego Cavalieri salvou os tricolores com o pé.
O panorama do clássico seguia o mesmo, com o Fluminense com mais posse de bola, mas sem objetividade. Com o tempo, os tricolores passaram a deixar espaços atrás e não demorou muito para o Botafogo se aproveitar disso. Aos 20 minutos, em contra-ataque rápido, Jorge Wagner recebeu na entrada da área e finalizou para a defesa de Diego Cavalieri. No entanto, Henrique pegou o rebote e chutou para a rede.
O Botafogo não deixou o Fluminense buscar uma reação após o revés e marcou o terceiro aos 22 minutos. Após cruzamento de Junior Cesar, Bolatti apareceu na área e finalizou de primeira no ângulo de Diego Cavalieri, que apenas ficou olhando a bola ir na rede.
Após isso, o Fluminense sentiu que a derrota era certa e diminuiu o ritmo. Assim, o Botafogo passou a ter o controle do clássico e quase fez o quarto aos 38 minutos. Henrique foi lançado, mas viu Diego Cavalieri salvar os tricolores após a finalização.
A resposta do Fluminense veio no minuto seguinte. Em jogada individual, Conca passou por dois marcadores, mas parou em grande defesa de Helton Leite. Depois, foi a vez de Walter ariscar de longe, mas mandar a bola para fora.
Nos minutos finais, os tricolores tiveram a chance de diminuir em pênalti cobrado por Fred. No entanto, O goleiro Helton Leite acertou o canto e fez a defesa. Assim, o Botafogo só esperou o apito final para confirmar os três pontos.