Renato Gaúcho voltou ao Grêmio com um discurso semelhante ao quando foi apresentado para sua primeira passagem pela casamata do clube, em 2010. Falou em passar alegria e confiança para o grupo de jogadores e prometeu um time dedicado dentro de campo, de acordo com o espírito que sempre prezou o torcedor gremista.
Antes da entrevista coletiva, o presidente Fábio Koff apresentou Renato pedindo que o novo técnico faça o time retomar o estilo aguerrido que marcou as principais conquistas do clube. "Espero que o Grêmio passe a jogar com aquela identidade que sempre teve. O time se impunha pela raça, pela determinação, pela vontade de vencer. E ninguém representa mais aquele espírito do que tu, Renato", disse Koff, dirigindo-se ao novo técnico do Grêmio.
Atendendo ao chamado do presidente, Renato prometeu retomar o espírito de luta dentro do grupo gremista: "temos aqui grandes jogadores. Talvez esteja faltando só um empurrãozinho. O grupo do Grêmio tem jogadores experientes, tem jogadores jovens, tem jogadores acima da média. É o grupo com o qual todo técnico gostaria de trabalhar. A gente vai passar esse espírito de luta na base da conversa, pois temos jogadores inteligentes, que vão assimilar o modo como se joga futebol aqui no Sul", prometeu Renato.
O novo treinador do Grêmio também prometeu carinho aos seus jogadores, como fizera ao assumir o clube pela primeira vez, três anos atrás. "Com alegria e confiança o grupo rende muito mais. Foi isso que eu trouxe ao Grêmio em 2010, e a torcida pode ficar tranquila. Trabalho não vai faltar", destacou Renato. Há três anos, ele desembarcou em Porto Alegre com o Tricolor na zona de rebaixamento do Brasileirão. Em 24 jogos, tirou o time da zona de baixo e o classificou à Libertadores, fazendo a melhor campanha do returno da competição.
Nesta terça, Renato enfim conheceu a Arena do Grêmio. E foi só elogios para a nova casa tricolor: "fiquei muito feliz de conhecer. Isso aqui é uma Bombonera (estádio do Boca Juniors, conhecido por fazer pressão sobre os times visitantes). Podemos exercer uma pressão muito grande se a torcida estiver a favor. O torcedor do Grêmio é fiel, e aos poucos vai voltar a apoiar o time. O resultado traz o torcedor de volta", projetou.
Renato deixou a sala de conferências da Arena e já se dirigiu para o vestiário. Ainda na tarde desta terça, ele comandará seu primeiro treino como novo técnico do Grêmio, dando sequência na preparação iniciada pelo auxiliar Roger para a partida contra o Atlético-PR, sábado, em Curitiba.