Precisando vencer todos os jogos até o fim do Campeonato Brasileiro para afastar o risco de rebaixamento, o Botafogo recebe o Figueirense nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), disposto a mostrar que ainda tem vida na competição. A derrota de 1 a 0 para o Fluminense deixou o Glorioso estacionado na zona de queda, com quatro a menos que o Coritiba, o pior colocado fora do grupo que hoje estaria na Segundona. Ainda assombrado pelo rebaixamento, o Figueira tem 40 pontos e vem de empate contra o Galo.
Vagner Mancini, técnico do Botafogo, procurou trabalhar o aspecto psicológico dos jogadores nos últimos dias, pois sabe que a pressão sobre o grupo está cada vez maior. “Nós sabemos que a nossa situação não é tranquila e o grupo de jogadores quer fazer o possível e o impossível para tirar o Botafogo desta situação. Após o jogo contra o Fluminense, onde o time lutou muito, o clima era de que ainda é possível lutar e por nisso acredito que o Figueirense vai ter uma vida difícil nesta partida”, disse Mancini.
Na visão dos jogadores do Botafogo, a partida contra o Figueirense deve ser tratada como a mais importante neste momento, pois eles entendem que o fato de o time ter que vencer todos os jogos não pode aumentar ainda mais a pressão sobre eles. Daí a ordem ser pensar em um jogo de cada vez.
“Nós temos que pensar em ganhar um jogo de cada vez e ver o que vai acontecer. Se o primeiro resultado aparecer, é sinal de que vamos melhorar um pouco a nossa situaçãoO Botafogo precisa pensar apenas na partida contra o Figueirense, em encontrar uma maneira de ganhar a partida, de não deixar o adversário acreditar um só momento que pode nos derrotar”, comentou o lateral-direito Régis.
Em termos de escalação, Mancini mais uma vez tem problemas e perdeu dois titulares que enfrentaram o Fluminense. O volante Andreazzi, com dores na coxa direita, e o meia Carlos Alberto, que se recupera de lesão na coxa esquerda, ficam de fora, sendo substituídos, respectivamente, pelo argentino Mario Bolatti e pelo jovem Gegê. A boa notícia é o retorno do lateral-esquerdo Junior Cesar, que cumpriu suspensão no clássico e volta na vaga do volante Sidney, que foi improvisado na posição.
Pelo lado do Figueirense, o técnico Argel Fucks quer ver o seu time com atitude para tirar proveito da situação do Botafogo. “Nós precisamos de atitude vencedora neste jogo fora de casa, pois o Botafogo precisa do resultado positivo e vai fazer de tudo para se impor. Justamente por isso o Figueirense não pode ficar acuado em seu campo esperando que o adversário encontre a melhor maneira de construir o resultado”, afirmou o treinador.
Para este jogo Argel terá o retorno do zagueiro Thiago Heleno e do meio-campista Marco Antônio, que cumpriram suspensão contra o Galo. O primeiro volta na vaga de Nirley, enquanto que quem sai para a entrada de Marco Antonio é a única dúvida do treinador, já que Felipe e Clayton disputam posição. O lateral-direito Jeferson, suspenso por acúmulo de cartões amarelos, cede o posto para Willian Cordeiro.