Quatro reforços do Mixto para o Campeonato Estadual de 2006 apresentaram-se hoje ao técnico Éder Taques, pela manhã, na pista de atletismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – onde o time realiza a pré-temporada com treinos físicos. Os novos integrantes do elenco são: o artilheiro Gil, ex-União e Operário; o volante Anderson Luiz, ex-Volta Redonda; Godói, meio campista, proveniente do Luverdense e o zagueiro Marcelo do Ó, ex-Operário.
Sob supervisão do preparador físico Marcos Sequeto, os quatro fizeram o teste de avaliação física, que inclui medição do percentual de gordura; e cupper com monitoramento cardíaco, e metros percorridos por minuto. “Esta primeira etapa, aeróbica, é importante para avaliarmos a capacidade física de cada atleta individualmente, evitarmos possíveis lesões futuras e desintoxicar o organismo”, explica Sequeto.
Outro grupo, formado por 11 jogadores, iniciou o trabalho de preparo físico no começo desta semana. Eles já entraram na fase do treino anaeróbico e de resistência muscular. Hoje pela manhã os jogadores foram submetidos a baterias de corrida cronometradas, além de cupper e exercícios abdominais.
O preparador físico explica que o principal problema das equipes mato-grossenses é a descontinuidade nos trabalhos. “Os times grandes trabalham o ano inteiro e têm um pequeno recesso no final do ano. Quando os jogadores voltam é necessário apenas lapidá-los. Em uma equipe como o Mixto, por exemplo, há elevado índice de renovação de jogadores, que não chegam em bom nível físico”, aponta. O mesmo problema, conforme o preparador, não é encontrado nos atletas que permaneceram no Clube, como Bibiu (atacante), Elias (meio-campo), Odair (lateral), Jair (atacante), Babalu (lateral), Giovanny (meio-campo), Silvano (atacante), Ezequiel (lateral), e o goleiro Daniel.
A expectativa é que os jogadores com condições físicas adequadas já comecem a treinar com bola na próxima semana. Além dos atletas remanescentes da última temporada e dos reforços que se apresentaram hoje, já estão treinando com o grupo, desde a última terça-feira (10), o meia Fernando, proveniente da categoria de base do Corinthians (SP), e o zagueiro Marcelo Caixa D’agua, que atou pelo Mixto no primeiro semestre de 2005.
O técnico Éder Taques adianta que pretende ter a disposição 23 jogadores no Campeonato Estadual. “Neste final de semana mais reforços chegam para integrar o grupo”, revela. A Diretoria já negocia a contratação de dois goleiros, dois meio-campistas, um atacante e um lateral esquerdo