Fazendo escola e servindo de modelo para novas competições em várias partes do País, e no interior do Estado, o 8º Rally Ecológico/2009 continua inovando. Depois de divulgar o potencial turístico de Mato Grosso em âmbito
nacional, de ser pioneiro na união de esporte, lazer, ações ambientais e sociais – trazendo pela primeira vez um piloto brasileiro presente em todas as edições do Dakar – de arrecadar doações para os carentes e de plantar 7 mil mudas de árvores nativas em áreas degradadas, o Ecológico acompanhou a evolução técnica e tecnológica dos rallys de
regularidade no País.
No ano passado, em sua sétima edição, o Ecológico foi a primeira prova do Brasil a utilizar o monitoramento via satélite, de GPS, na cronometragem e apuração dos resultados. O resultado foi a confiabilidade e a agilidade dos trabalhos da equipe técnica, que também já estão sendo adotados em outros estados. Foi o Ecológico também, pioneiro na construção de uma pista de Prólogo, para pilotos e navegadores exibirem seus modelos a patrocinadores e ao público; mas a área, localizada na avenida do CPA, ao lado do Pantanal Shopping, ficou pequena para o evento. A solução foi buscar um novo espaço, um grande parceiro. Esta semana a LG Esportes, promotora do Ecológico, oficializou a parceria com o
Sindicato Rural de Cuiabá (Expoagro). O acordo prevê a utilização do espaço do Parque de Exposições da Capital para a realização do Prólogo, a largada oficial e de uma feira para expositores do setor: outra inovação do Rally Ecológico.
A 1ª Exporally 2009 acontecerá nos dias 12 e 13 de Novembro, na área do Parque, ao lado da pista do Prólogo e será um espaço que vai abrigar estandes de veículos 4×4, pneus, suspensão, acessórios, equipamentos, lubrificantes e combustíveis, entre outros. Reunido com o diretor do Sindicato Rural de Cuiabá, Julio Rocha, o presidente da LG Esportes fechou os últimos detalhes para o evento. O Dakar/2009, acompanhado com exclusividade no Brasil pelo site
sportsmotor teve sua largada num Parque de Exposições de Buenos Aires. Além da idéia ter sido assimilada pelo diretor de marketing da LG, o jornalista e publicitário Oliveira Júnior, a boa localização do Parque de Cuiabá e o tamanho da área, pesaram em favor do novo local. "Os aficcionados do off-road terão dois dias há mais para conhecer as
novidades do mercado, trocar idéias, conhecimentos e experimentar novos veículos e equipamentos", disse Luiz Galvan.
Além das estandes, a Cervejaria Mama Gaya montará um soft-bar no local, para atender o público com lanches rápidos e bebidas.