Começa, hoje, a quarta etapa dos Jogos Regionais de Seleções Estudantis 2015, nas cidades de Araputanga e Cláudia. A competição promete ser de alto nível técnico ao reunir grandes forças do basquete, futsal e voleibol de Mato Grosso. A estimativa é de que mais de 12 mil pessoas participem dessa edição, entre atletas, dirigentes, técnicos e espectadores.
As equipes de coordenação da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) já estão nas duas cidades para conferir os últimos detalhes dos jogos. A cerimônia de abertura ocorre simultaneamente nas duas cidades sede, às 19h.
“Durante o dia de hoje nós faremos uma vistoria em todos os locais onde serão realizados os jogos. Vamos conferir se as marcações das quadras estão corretas, se o refeitório comporta a quantidade de atletas, dentre outras questões”, relatou o coordenador de Esporte Educacional da Secel, Manoel da Fonseca, que está na cidade de Araputanga.
Sobre os jogos, ele destacou que os municípios de Várzea Grande, Cuiabá, Cáceres e Araputanga são as principais forças da competição. “Araputanga é muito forte no basquete, tanto no feminino quanto no masculino. Várzea Grande vem forte no futsal e Cuiabá é favorito no vôlei”.
Já em Cláudia estão concentradas as principais forças esportivas do estado como Sinop, Nova Mutum e Sorriso. “Essas cidades sempre chegam ao estadual como favoritas”, afirmou o coordenador de Esportes da Secel, Hélio Machado, que comanda a equipe que cuida dos jogos em Cláudia.
Ele lembrou que esteve nos jogos do ano passado, em Cláudia, e que a cidade se envolve de corpo e alma na competição. “Em 2014, a cerimônia de abertura foi um espetáculo. O lugar não cabia de tanta gente que prestigiou o evento”.
Manoel garante que o mesmo acontece em Araputanga. Segundo ele, o evento mexe muito com os ânimos da cidade. “O local fica em alvoroço. É bom inclusive para o comércio e rede hoteleira”.
Em Araputanga participam 48 equipes e cerca de 700 atletas, técnicos e dirigentes. A estimativa de público nos jogos é de 5.800 pessoas. Já em Cláudia participam 64 equipes e cerca de 900 atletas, técnicos e dirigentes. A organização espera que 6.200 pessoas acompanhem os jogos na cidade.
Os Jogos Escolares são uma realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). O evento conta com o apoio das federações Mato-grossenses de Basquete, Vôlei, Futsal, Futebol e Handebol, além do apoio dos municípios que sediam os jogos.