Um terço das vagas já foram preenchidas para a 1ª Meia Maratona do Ciopaer “Voando Baixo”. A prova será realizada no dia 30 de outubro, em Várzea Grande, com percursos de 7, 12 e 21 quilômetros, além de atividades de atletismo para crianças. Até o momento, 467 pessoas se inscreveram.
O tenente-coronel PM, Victor Paulo Fortes Pereira, é um dos que garantiu sua participação. E não irá sozinho: sua esposa, Marcela, e o filho de cinco anos, Miguel, também irão participar.“A prova fica mais divertida porque fazemos tudo junto. Acordamos juntos, vamos juntos e fazemos a prova juntos. Um incentivando o outro. É muito bacana e divertido”, disse o militar.
Antes de encarar a competição, o atleta deve se preparar. O preparador de corrida, Valdecarlos Santos, disse considerar a meia maratona uma das melhores competições para se praticar. “Essa prova depende de um planejamento”, disse. Atuando há 15 anos na área, Santos disse que o percurso de 21 quilômetros é recomendado para quem já tem uma boa experiência em corrida. “A meia maratona não é prova para iniciantes. Para quem não tem experiência, a recomendação é que o participante vá, no máximo, no percurso de 12 quilômetros”.
Os treinos e a suplementação de carboidratos durante a prova são outros cuidados importantes, segundo o preparador de corrida. “Há uma necessidade de suplementação em provas como essa. Estamos a três semanas da prova, então o ideal é que, nos próximos dois finais de semana, ou até nos treinos durante a semana, se experimente o que vai se consumir durante a prova, para não se ter surpresa no dia da competição”.
De acordo com Valdecarlos, o gel de carboidrato em sachê ou em goma, rapadura e batata cozida são alimentos que podem ser consumidos durante provas que vão durar mais de duas horas. A hidratação também é indispensável. “Quem vai fazer correr a prova de 21 quilômetros não pode dispensar nenhum posto de hidratação. Precisa se hidratar o tempo todo”, disse.
Durante a prova, os atletas devem observar os sinais do corpo, principalmente neste período de calor. “Se está sentindo calafrio, ânsia ou tontura, é melhor abandonar a prova”. Antes da competição, o preparador disse que o atleta deve estudar o mapa do percurso para garantir uma boa prova. “No caso da corrida de 21 quilômetros, é melhor dividir a prova em três partes de 7 quilômetros e montar uma estratégia”.
A dica para a semana que antecede à competição são os treinos leves. “Os iniciantes têm a mania de treinar mais forte na última semana. E pelo contrário, a última semana o treino é mais leve e fazer uma boa hidratação para aguardar a prova, além de não experimentar roupas novas, comidas novas e tênis novos”.
Inscrições
As inscrições para a 1ª Meia Maratona do Ciopaer “Voando Baixo” e o Festival de Atletismo Kids estão abertas e podem ser realizadas até o dia 20 de outubro ou até atingir o número máximo de participantes de cada prova.
A participação na meia maratona na custa R$ 60,00 e pode ser realizada na página Morro-MT. Podem participar corredores profissionais e amadores, acima de 18 anos e de ambos os sexos.
No percurso de 7 quilômetros, será permitida também a participação de jovens com menos 15 anos de idade, desde que autorizados pelos pais ou responsáveis. Atletas com necessidades especiais também podem participar do evento. Já a inscrição para o Festival de Atletismo Kids custa R$ 30,00 e também está sendo realizada no site do Morro-MT. Podem participar crianças na faixa etária de 05 a 14 anos.
A partir do dia 21 de outubro, as inscrições serão feitas no stand do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), no Shopping Pantanal, em Cuiabá, onde também será realizado uma exposição sobre o grupamento. Para cada inscrição no evento, o grupamento irá doar um quilo de alimento não perecível a uma instituição de caridade.
A retirada dos kits (camiseta, chip eletrônico e número de inscrição) será feita a partir do dia 20 de outubro, no Shopping Pantanal. A largada será às 6h para o percurso mais longo e às 7h para os demais, no Chapéu do Sol, nas proximidades do COT do Pari, em Várzea Grande.
“A nossa ideia foi comemorar os 10 anos de Ciopaer interagindo com a sociedade. Atualmente, a corrida de rua está crescendo em Cuiabá, então optamos por promover também uma corrida trazendo um diferencial, que é a meia maratona, com um percurso mais longo que o normal das provas que acontecem na cidade”, disse o coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), tenente-coronel PM Henrique Correa da Silva Santos.