A Série B começou para o Luverdense com derrota em Caxias do Sul. Diante do Juventude, o “Alviverde” fez um grande jogo, saiu na frente no marcador com um belo gol do camisa 10, Alaor, mas em lance capital da partida o alviverde foi prejudicado pela arbitragem no estádio Alfredo Jaconi.
No lance do primeiro gol do time gaúcho, o atacante Tiago Marques, em completo impedimento, marcou para deixar tudo igual na partida. Jogando fora de casa o Luverdense foi em busca da vitória, mas em um cruzamento acabou sofrendo o gol da derrota na primeira partida.
Após o término do jogo o presidente do Luverdense, Helmute Lawisch, foi reclamar da arbitragem que o seu time havia sido prejudicado, pois o lance do gol de empate foi em claro impedimento. Porém, a ‘dura’ pode render punição ao dirigente que foi citado na súmula da partida, o que acarretaria a uma possível penalidade para o presidente: multa ou até mesmo suspensão. A partida disputada em Caxias do Sul foi conduzida pelo árbitro Rodrigo Alonso Ferreira.